Concurso de Pesquisa: Negras e Negros nas Ciências
Concurso de Pesquisa: Cátedra Serge Moscovici

Serge Moscovici (1925-2014) é reconhecido mundialmente como um dos fundadores da vertente europeia da psicologia social. Seus trabalhos sobre conhecimento social e inovação transformaram os paradigmas canônicos da disciplina, renovando sua orientação. Foi diretor de estudos na EHESS (Paris) e professor visitante na New School for Social Research (Nova Iorque). Recebeu inúmeros prêmios, dentre eles: Prix Européen des Sciences Sociales (1989), Prix Balzan (2003), Prix W. Wundt & W. James (2007), Prix Nonino (2010) e participou de inúmeras estadias científi cas em prestigiosas instituições: Institute for Advanced Studies (Princeton) e o Center for Advanced Studies in the Behavioral Sciences (Stanford).

Sua morte, em 2014, motivou uma série de publicações e depoimentos em sua memória, testemunho do profundo legado deixado às ciências sociais em geral e à psicologia social em particular

Seus estudos e de sua equipe repercutiram no Brasil, sobretudo na área da saúde e da educação, na medida em que a abordagem psicossocial que ele defendia tinha um olhar fundamentalmente interdisciplinar.