Planejamento

A FCC executa integralmente todas as atividades necessárias para a realização de processos seletivos – Concursos e Vestibulares – e de Avaliação Educacional.

Informações Iniciais

De posse das informações oferecidas pelo cliente são definidos o perfil do candidato e tipo de seleção a ser aplicada. Detalha-se um orçamento, uma proposta de trabalho, uma minuta de contrato e o cronograma de atividades, que são encaminhados ao interessado para avaliação e aprovação.

Elaboração das Provas

Após a análise das necessidades de cada projeto e dos requisitos necessários para a satisfação dos perfis pretendidos, são elaboradas as normas do processo, determinado o número de provas, o total de itens de cada uma, o tempo necessário para sua aplicação e os critérios de avaliação e de habilitação. As Bancas Examinadoras são formadas por profissionais de reconhecida competência e idoneidade, especializados em cada uma das disciplinas que comporão as provas.

 

Divulgação e Logística dos Concursos e VestibularesDivulgação e Logística dos Concursos e Vestibulares

Os editais são elaborados e analisados de acordo com legislação específica, divulgando-se o evento com cartazes, boletim informativo e ficha de inscrição, publicação em jornais especializados e de grande circulação.

Para aplicação das provas, selecionam-se estabelecimentos de ensino, coordenadores e fiscais; definem-se estratégias de transporte e distribuição de provas sempre garantindo as condições de segurança.

 

Logística de Atendimento Especial

A FCC privilegia com particular atenção os procedimentos para atender as pessoas com deficiência e a preparação das respectivas provas especiais, em braile ou ampliadas. Os estabelecimentos de ensino selecionados para aplicação das provas são dotados de recursos físicos necessários para atender a todos os candidatos. Recrutam-se fiscais ledores especializados no atendimento às pessoas com deficiência visual ou disponibilizam-se recursos tecnológicos como os softwares Dos Vox ou Jaws. Para eventual necessidade de atendimento ao candidato surdo poderá ser designado o intérprete de LIBRAS. O atendimento às condições especiais dependem de solicitação prévia do candidato, de acordo com o Edital do Concurso, e visam garantir a isonomia na realização das provas.

 

Aplicação e Correção das ProvasAplicação e Correção das Provas

Embaladas inviolavelmente, as provas até então guardadas em local seguro, por ocasião da aplicação, são encaminhadas aos locais de prova. Garante-se a uniformidade da aplicação, em cada sala, com a presença de fiscais treinados e supervisionados pelo coordenador da FCC.

Após o término da prova, todo o material é lacrado e encaminhado à FCC, onde passará pelo processo de correção. Neste momento é feita a digitalização das Folhas de Resposta por meio descanners conectados aos computadores. A Fundação dispõe de servidores, roteadores e sistemas de back-up para armazenamento de dados dimensionados para atender as mais exigentes demandas. Os resultados são emitidos em listagens especiais, conforme as necessidades de cada cliente.

 

Avaliação do ProcessoAvaliação do Processo

A FCC desenvolve estudos, com base nas análises estatísticas dos resultados das provas e das questões aplicadas, para aperfeiçoar suas provas objetivas, dissertativas ou práticas e demais processos.