1. Início
  2. |
  3. Fcc cursos
  4. |
  5. Curso: Questões e desafios de Educação Matemática na Educação Básica. Inscreva-se

Curso: Questões e desafios de Educação Matemática na Educação Básica. Inscreva-se

Objetivo(s):

Elucidar, debater e vivenciar aspectos teóricos e práticos referentes ao fazer matemático, desde as séries iniciais da educação básica, na perspectiva da Educação Matemática.

Docente

SILVIA DIAS ALCÂNTARA MACHADO – Doutora e Mestre em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Bacharelado e Licenciatura em Matemática pela PUC-SP. Graduada em Serviço Social pela PUC-SP. Diplôme d’Études Approfondies (DEA) em Álgebra pela Universidade de Montpellier, França. Professora colaboradora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Algébrica (GPEA), certificado no CNPq pela PUC-SP, do qual foi fundadora em 2003 e líder até se aposentar. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: álgebra linear e educação algébrica (álgebra a teoria elementar dos números).

BARBARA LUTAIF BIANCHINI – Doutora em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Bacharelado e Licenciatura em Matemática pela PUC-SP. Professora associada do Departamento de Matemática da PUC-SP. Atualmente, é coordenadora e professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP. Desenvolve estudos e pesquisas e tem publicações (autoria e coautoria) na área de Educação Matemática, principalmente, nos temas: álgebra linear e educação algébrica. Os trabalhos desenvolvidos por seus orientandos integram o Grupo de Pesquisa em Educação Algébrica (GPEA), PUC-SP.

Programa

Oficina 1 – Diferenças entre a lógica matemática e a lógica cotidiana. Incompreensão do fazer matemático e indução dos alunos a erros. Construção de questões para o desenvolvimento da lógica matemática.

Oficina 2 – Desenvolvimento de processos do pensamento matemático. Contribuição de autores das áreas de Matemática, Psicologia Cognitiva e Educação Matemática. Construção de questões para o desenvolvimento do pensamento matemático.

 Oficina 3 – A calculadora na educação básica: vantagens e desvantagens. Uso pedagógico no ensino fundamental. Atividades possíveis e adequadas com utilização da calculadora na educação matemática.

Oficina 4 – Avaliação em Matemática segundo a teoria das situações didáticas de Brousseau. Contribuição para a formação de professores. Engenharia Didática como metodologia de pesquisa, avaliação de aprendizagem matemática e construção de instrumentos de avaliação.

Oficina 5 – Educação Matemática: proposição, vivência e análise de situações práticas.

Público-alvo

Professores, coordenadores e gestores de educação básica; especialistas em educação; pesquisadores; estudantes de Pedagogia e de programas de pós-graduação e demais interessados.

Data:

Hora:

Das 8h30 às 12h

Valor da Inscrição:

Pagamentos até 05/10/18: R$125,00. De 06 a 09/10/2018: R$150,00. Sua participação somente será validada após a confirmação do pagamento da inscrição.

Contato:

cursoseseminarios@fcc.org.br

  (11) 3723-3108 – das 9h às 17h

Endereço:

Fundação Carlos Chagas – Departamento de Pesquisas Educacionais – DPE

Rua Quitanduba, n° 363 – São Paulo-SP CEP: 05516-030


Inscrições Abertas

Nenhum post encontrado.

 

Data:

Hora:

Das 8h30 às 12h

Valor da Inscrição:

Pagamentos até 05/10/18: R$125,00. De 06 a 09/10/2018: R$150,00. Sua participação somente será validada após a confirmação do pagamento da inscrição.

Contato:

cursoseseminarios@fcc.org.br

  (11) 3723-3108 – das 9h às 17h

Endereço:

Fundação Carlos Chagas – Departamento de Pesquisas Educacionais – DPE

Rua Quitanduba, n° 363 – São Paulo-SP CEP: 05516-030