Atividades
Professores visitantes
- Marguerite Altet (Université de Nantes, França)
Conferência: La démarche d'Analyse de Pratiques en formation professionnelle initiale ou continue: l'outil réflexif des formateurs pour faire évoluer représentations, postures et pratiques effectives des enseignants.
- Marguerite Altet (Université de Nantes, França)
Oficina: Análise de práticas docentes: uma demanda de pesquisa e de formação
- Tanguy Leroy (Université de Lyon 2, França)
Mesa Redonda: educação e saúde: narrativas, emoções e aprendizagens
- Maria Conceição Passeggi (UFRN e UNICID, Brasil)
Mesa Redonda: educação e saúde: narrativas, emoções e aprendizagens
Eventos
- 15ª Reunião Técnica dos Grupos de Pesquisa Associados ao CIERS-ed, FCC, São Paulo, mar. 2017.
- X Jornada Internacional (JIRS) e VIII Conferência Brasileira sobre Representações Sociais, UFMG, Minas Gerais, ago. 2017.
- XIII Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, PUCPR, Curitiba, ago. 2017.
- Reunião de apresentação do relatório de monitoramento global de educação (UNESCO), Brasília, ago. 2017.
- IV Colóquio Nacional de Investigação em Representações Sociais, México, out. 2017
- 16ª Reunião Técnica dos Grupos de Pesquisa Associados ao CIERS-ed, PUCPR, Curitiba, ago. 2017
Professores visitantes
- Nikos Kalampalikis (Université de Lyon 2, França)
Curso: Grupos focais como metodologia de pesquisa.
- Alícia Barreiro (Universidad de Buenos Aires (Argentina),
Seminário: Psicologia genética e representações sociais - contribuições para a aprendizagem escolar
Eventos
- Lançamento da Cátedra Franco-Brasileira Serge Moscovici, FCC, São Paulo, mar. 2016.
- 14ª Reunião Técnica dos Grupos de Pesquisa Associados ao CIERS-ed, UNEB, Bahia, out. 2016.
- VI SERS - Simpósio Estadual de Representações Sociais e Educação e I SIERS Simpósio Internacional de Educação, Representações Sociais e Subjetividade, UNEB, Bahia, nov. 2016
- 13ª Conferência Internacional sobre Representações Sociais, Marseille, França, 2016.
Professores visitantes
- Jean-Marie Barbier (CNAM, Paris, França)
Seminário: Formação de adultos e profissionalização: desafios e embates para o campo educacional.
- Denise Jodelet (École des Hautes Études en Sciences Sociales – EHESS, França)
Seminário: Saberes em interação: aportes da teoria das representações sociais.
- Nikos Kalampalikis (Université de Lyon 2, França)
Seminário: Saberes em interação: aportes da teoria das representações sociais
Eventos
- Biennale internationale de l’Éducation, de la Formation et des Pratiques professionnelles, jun. 2015
- Réunion des Chaires d’éducation UNESCO au Brésil. Jun. 2015.
- XII EDUCERE, II SIRSSE, V SIPD-Cátedra UNESCO e IX ENAEH, PUCPR, Curitiba, ago. 2015.
- 13ª Reunião Técnica dos Grupos de Pesquisa Associados ao CIERS-ed, PUCPR, Curitiba, ago. 2015.
- Concours - Journée mondiale des enseignants. Paris/Brasília, out. 2015.
Professores visitantes
- Denise Jodelet (École des Hautes Études en Sciences Sociales – EHESS, França)
Eventos
- UNESCO Chair meeting on higher education, teachers’ education and information and communication technologies, jan. 2014.
- 4o Seminário Internacional dos Grupos de Pesquisa associados à Cátedra UNESCO sobre Profissionalização Docente, jul. 2014.
- 12ª Conferência Internacional sobre Representações Sociais, São Paulo, jul. 2014.
- 11ª Reunião técnica da linha “Políticas e currículos da formação e trabalho docente”, dez 2014
Professores visitantes
- Angela Arruda (Universidade Federal do Rio do Janeiro)
Consultoria da linha “Processos psicossociais da formação e trabalho docente”, jun. 2013.
- Juan Carlos Tedesco (Universidade de San Martin y San Adrés, Argentina)
Reunião Técnica
- Elizabeth Macedo (Universidade Estadual do Rio de Janeiro)
Consultoria da linha “Políticas e currículos da formação e trabalho docente”
Eventos
- XI Congresso Nacional de Educação EDUCERE, II Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação SIRSSE, IV Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente, PUCPR, Curitiba, ago. 2013.
- 10ª Reunião Técnica dos Grupos Associados ao CIERS-ed e à Cátedra UNESCO, dez. 2013
Professores visitantes
- Maria da Conceição F. B. S. Passegg, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Palestra: “Propriedade intelectual e direitos humanos: o dilema do acesso ao conhecimento”, set. 2012
- Denise Jodelet (École des Hautes Études en Sciences Sociales – EHESS, França)
Palestra: “Propriedade intelectual e direitos humanos: o dilema do acesso ao conhecimento”, out. 2012.
- Maria Auxiliadora Banchs
Palestra: “Propriedade intelectual e direitos humanos: o dilema do acesso ao conhecimento”, out. 2012.
Eventos
-
2º Seminário da Cátedra UNESCO sobre Profissionalização Docente
-
9ª Reunião Técnica dos Grupos de Pesquisa Associados ao CIERS-ed e à Cátedra UNESCO.
Professores visitantes
- Marcio Alves da Fonseca (PUC-SP)
Seminário: “Introdução à Leitura de ‘A Hermenêutica do sujeito'”, mai. 2011
- Juan Carlos Tedesco (Universidade de San Martin y San Adrés, Argentina)
Palestra: “Políticas de subjetividade e formação de professores”, ago. 2011.
- Martha de Alba (Universidad Autónoma Metropolitana (Iztapalapa, México)
Seminário: “Mapas imaginários Del Centro Histórico de La Ciudad de México: de La Experiência al Imaginário Urbano”, ago. 2011.
- Maria do Céu Roldão (Escola Superior de Educação de Santarém), out. 2011.
- Nikos Kalampalikis (Université de Lyon 2, França)
Mesa Redonda: De l´usage à l'invention des méthodes dans le champ des représentations sociales”, nov. 2011.
Eventos
-
1º Seminário da Cátedra UNESCO sobre Profissionalização Docente.
-
8ª Reunião Técnica dos Grupos de Pesquisa Associados ao CIERS-ed e à Cátedra UNESCO.
-
X Congresso Nacional de Educação (EDUCERE) e I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação (SIRSSE) – Formação para mudanças no contexto da educação, nov. 2011
Exposição Pinturas de Antonio Peticov no âmbito do X Congresso Nacional de Educação (EDUCERE) e I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação (SIRSSE), nov. 2011. -
Objetivos
-
Proporcionar intercâmbio de pesquisas e pesquisadores de diferentes países com pesquisadores brasileiros.
-
Articular universidades e centros de pesquisa por meio da elaboração de projetos e atividades de formação docente.
-
Proporcionar formação contínua de excelência aos pesquisadores envolvidos na área.
-
Organizar publicações, ciclo de palestras, eventos científicos e fóruns virtuais.
-
Realizar investigações científicas considerando a subjetividade como uma das dimensões da profissionalização docente.
-
Disseminar os resultados das pesquisas para contribuir com o debate acadêmico sobre a formação de professores.
-
Contribuir para a elaboração de subsídios que contribuam com as políticas públicas educacionais com foco na formação docente.
Pesquisa
Os projetos vinculados à Cátedra UNESCO sobre Profissionalização Docente buscam, por meio de uma ação conjunta, obter os subsídios necessários para a compreensão dos fatores que propiciam o bom desempenho docente, ao considerar os aspectos simbólicos envolvidos em sua prática e em seu contexto de atuação.
Esse esforço se expressa no desenvolvimento de diversas pesquisas que, ao possibilitarem a ampliação das discussões referentes aos aspectos simbólicos envolvidos na prática e no contexto de atuação do professor, analisam o trabalho docente levando em conta a perspectiva dos sujeitos por meio de uma abordagem multirreferenciada, ao integrarem mais de 40 grupos de pesquisa em torno de problemáticas acerca da docência e da formação docente.