Trabalho, práticas docentes e representações sociais

Descrição

O objetivo geral é conhecer as relações e condições de trabalho dos professores e professoras, as práticas de ensino que estão implementando nas suas aulas remotas, as relações construídas com os demais agentes educativos e as suas representações sociais como docentes na atual situação de distanciamento social provocada pela pandemia. Para tanto, pretende-se sistematizar informações sobre as relações e as condições de trabalho dos professores do ensino fundamental no contexto da pandemia, partindo de documentos e pesquisas diversas já realizadas por diferentes instituições; analisar bases de dados sobre o mercado de trabalho dos professores e professoras; investigar as percepções sobre as mudanças na vida profissional e pessoal; identificar adaptações curriculares, métodos de ensino e estratégias didáticas adotadas por docentes de escolas públicas e particulares urbanas das cinco regiões brasileiras, com base nas orientações das secretarias de educação; identificar e compreender as dinâmicas relacionais: docente-estudantes, docente-famílias/responsáveis, docente-escola; identificar e compreender as representações sociais de docentes sobre os objetos: “ser docente” e “trabalho docente na pandemia”.

No tocante à vertente do mercado de trabalho dos professores/as, duas atividades estão previstas: a) sistematização e análise de estatísticas do trabalho e do emprego através da Rais (Relação Anual de Informações Sociais) e do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), visando a acompanhar as transformações no emprego e na remuneração dos professores do ensino fundamental. Estão programados dois boletins analíticos daquelas estatísticas, no período de duração do projeto; e b) revisão de artigos e outros estudos sobre o trabalho das/os professoras/es da educação básica produzidos na pandemia.

Sobre

Coordenação: Adelina Novaes, Lúcia Villas Bôas e Maria Rosa Lombardi

Estatísticas: Miriam Bizzocchi e Raquel Valle

Bolsistas:
Assistentes de pesquisa: Laura Martins de Carvalho e Renata Adriana de Sousa

Pesquisadores consultores: Vicente Sarubbi Junior (UEMS) e Ricardo Henrique Pucinelli (Lapeq/FE/USP)

Financiamento: FCC e Fundação Itaú para Educação e Cultura

Apoio: Unesco-Brasília

Vigência: 2020-2023