1. Home
  2. |
  3. Fcc eventos
  4. |
  5. SEMINÁRIO: “30 ANOS DA CARTA DAS MULHERES AOS CONSTITUINTES – MEMÓRIA E BALANÇO”. Realização Fundação Carlos Chagas e Universidade Presbiteriana Mackenzie

SEMINÁRIO: “30 ANOS DA CARTA DAS MULHERES AOS CONSTITUINTES – MEMÓRIA E BALANÇO”. Realização Fundação Carlos Chagas e Universidade Presbiteriana Mackenzie

Bancada Feminina na Constituinte Arquivo Câmara dos Deputados

  Objetivos:

Rememorar esse importante momento histórico da luta feminista e das mulheres, e discuti-las, objetivando iluminar e inspirar as novas gerações.

Durante o evento, haverá o lançamento do livro “Carta das Mulheres aos Constituintes – 30 anos depois” publicado pela Autonomia Literária/CAPES, disponibilizado em formato eletrônico. Exemplares impressos serão distribuídos gratuitamente aos presentes.

Foto: Bancada Feminina na Constituinte / Crédito: Arquivo Câmara dos Deputados

Composição da Mesa

  • Albertina de Oliveira Costa – Editora de Cadernos de Pesquisa da Fundação Carlos Chagas (FCC)
  • Amelinha Teles – Integrante da coordenação do Promotoras Legais Populares, da União de Mulheres de São Paulo. Coordenadora do Projeto Maria, Marias (Lei Maria da Penha) é uma iniciativa da União de Mulheres e se desenvolve em parceria com IBCCRIM.
  • Profa. Dra. Hildete Pereira de Melo – Professora associada nível IV da Faculdade de Economia e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Políticas Sociais da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Integrante do Comitê da Revista da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (ABET)
  • Profa. Maria Lúcia de Santana Braga – Doutora em Sociologia e Analista em Ciência e Tecnologia do CNPq
  • Dra. Maria Rosa Lombardi – Pesquisadora Sênior da Fundação Carlos Chagas (FCC)
  • Profa. Dra. Patrícia Tuma Martins Bertolin – Professora da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Organização

  • Dra. Maria Rosa LombardiPesquisadora Sênior da Fundação Carlos Chagas
  • Profa. Dra. Patrícia Tuma Martins Bertolin – Professora da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie

 

 

Durante os anos 1980, grupos de mulheres se organizaram para coletar sugestões e reivindicar direitos que deveriam constar da Constituição de 1988. A Carta das Mulheres Brasileiras aos Constituintes foi entregue ao presidente da Assembleia Nacional Constituinte, em março de 1987.

Como um dos momentos mais importantes da história das mulheres no Brasil, não deve ser esquecido, sobretudo em uma conjuntura em que os direitos sociais têm sido questionados.

A temática foi objeto do Seminário “A Carta das Mulheres Brasileiras aos Constituintes, 30 anos depois: Balanço e Memória”, realizado pelo Grupo de Pesquisa “Mulher, Sociedade e Direitos Humanos” do Programa de Pós-Graduação em Direito Político e Econômico da Universidade Presbiteriana Mackenzie, tendo contado com o apoio da Capes – Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, em outubro de 2017, na sede da Procuradoria Regional da República em São Paulo.

 

 

Pesquisadores, estudantes, educadores em geral, militantes de movimentos sociais e demais interessados na temática.

 

Data:

Hora:

Das 14h às 17h

Endereço:

DPE (Departamento de Pesquisas Educacionais) da FCC (Fundação Carlos Chagas)

Rua Quitanduba, n° 363 – São Paulo, SP

CEP: 05516-030

 

Vagas limitadas
Isento de taxa de inscrição