1. Home
  2. |
  3. Fcc Notícias
  4. |
  5. Pesquisador da FCC concede entrevista sobre a importância de se avaliar o clima escolar no Brasil
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos

 

Pesquisador da FCC concede entrevista sobre a importância de se avaliar o clima escolar no Brasil

 

Cartaz com os dizeres: Na Mídia. A avaliação do clima escolar no Brasil. Cenpec. 10 de maio de 2023. Fundação Carlos Chagas. A imagem tem fundo vermelho com texto em branco.

|10/05/23

Por Lara Mello

Adriano Moro, pesquisador do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas (DPE/FCC), concedeu entrevista ao Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) sobre o conceito de clima escolar, suas dimensões e como avaliá-lo.

O pesquisador, que define o clima escolar como “conjunto de percepções ativas e expectativas que as pessoas da comunidade escolar têm quando convivem nesse espaço”,  destacou maneiras de observar e tecer planos de ação para tornar o “ambiente escolar um lugar melhor para estudar, trabalhar, conviver, viver”, o que se relaciona ao enfrentamento da violência na escola e à melhora do rendimento acadêmico. Uma das medidas citadas foi a aplicação de instrumentos que avaliem o clima escolar, em um processo que requer participação, cautela e um olhar atento às desigualdades.

Confira a matéria completa do Cenpec.