1. Home
  2. |
  3. Fcc Notícias
  4. |
  5. Fundação Carlos Chagas discute inclusão e acessibilidade na pesquisa científica
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos

 

Fundação Carlos Chagas discute inclusão e acessibilidade na pesquisa científica

 

Cartaz com os dizeres: Fundação Carlos Chagas. Webinário Inclusão e Acessibilidade na pesquisa científica. 23 de setembro, 10 horas. Na lateral esquerda, estão as logomarcas Pesquisas Educacionais em Foco, Interpretação em Libras e YouTube. A imagem tem fundo na cor vinho, com detalhes triangulares.

|16/09/22

A instituição organiza webinário que acontece no dia 23 de setembro, às 10 horas, em seu canal do YouTube

O evento intitulado Inclusão e acessibilidade na pesquisa científica conta com a participação de Adriana Pagaime, analista de planejamento e pesquisa do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas (FCC), Douglas Ferrari, professor da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), e Kate Mamhy Oliveira Kumada, professora na Universidade Federal do ABC (UFABC). 

O webinário, que acontece no canal da FCC no YouTube, será uma oportunidade de conhecer os procedimentos utilizados para o planejamento, o desenvolvimento e a divulgação dos resultados relacionados à pesquisa  Inclusão escolar em tempos de pandemia, que buscou se aproximar do desenho universal em cada uma de suas etapas. O estudo é fruto de parceria entre a FCC, UFABC, UFES e a Universidade de São Paulo (USP) com o objetivo de identificar os desafios enfrentados pelas professoras e professores da educação básica para assegurar o acesso e a participação de alunas e alunos público-alvo da educação especial, assim como as estratégias adotadas para garantir o direito à educação especial na perspectiva da educação inclusiva, durante a suspensão das aulas presenciais.

De acordo com Adriana, “pautado em princípios de uma pesquisa emancipatória, o grupo garantiu não somente um trabalho sobre e para pessoas com deficiência, mas também com a participação de pessoas com deficiência”. 

Durante o evento, os três pesquisadores apresentarão as soluções encontradas para os desafios referentes aos conflitos de acessibilidade e que estão associados à diversidade das áreas da deficiência. 

Assim como todos os webinários da série Pesquisas Educacionais em Foco, o evento contará com intérprete de Libras. 

Saiba mais
Pesquisas Educacionais em Foco
Webinário: Inclusão e acessibilidade na pesquisa científica
Quando: 23/09/2022 (sexta-feira) a partir das 10 horas
Onde: Canal da Fundação Carlos Chagas no YouTube