1. Home
  2. |
  3. Fcc Notícias
  4. |
  5. Aspectos que explicam desigualdade no volume de trabalho docente são tema de coluna de pesquisadora da FCC
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos

 

Aspectos que explicam desigualdade no volume de trabalho docente são tema de coluna de pesquisadora da FCC

 

Cartaz com os dizeres: Na Mídia. Motivos para o volume de trabalho dos professores ser tão desigual no Brasil são tema de coluna de pesquisadora da Fundação Carlos Chagas. Nexo Políticas Públicas. 02 de maio de 2023. Fundação Carlos Chagas. A imagem tem fundo cinza-claro com texto em cinza-escuro e detalhes vermelhos.

|02/05/23

Por Luanne Caires

A desigualdade no volume de trabalho de professores no Brasil e os fatores que ajudam a explicar essa desigualdade são tema de coluna da pesquisadora Gabriela Moriconi, da Fundação Carlos Chagas, no Nexo Políticas Políticas. Gabriela é uma das autoras do relatório Volume de trabalho dos professores dos anos finais do ensino fundamental: Estudos de caso em redes estaduais e municipais brasileiras, fruto de parceria entre a Fundação Carlos Chagas, a associação Dados para um Debate Democrático na Educação (D3e) e o Itaú Social. 

No texto, a pesquisadora compara dois cenários que variam em termos de carga horária, tempo reservado para atividades extraclasse, componente curricular, além do número e do tamanho de turmas assumidas por cada docente. A publicação aborda, ainda, a importância de políticas públicas e de ações no âmbito das secretarias de educação para favorecer um volume de trabalho adequado. 

Acesse o relatório sobre volume de trabalho dos professores

Leia a coluna no Nexo Políticas Públicas