Aspectos que explicam desigualdade no volume de trabalho docente são tema de coluna de pesquisadora da FCC

|02/05/23
Por Luanne Caires
A desigualdade no volume de trabalho de professores no Brasil e os fatores que ajudam a explicar essa desigualdade são tema de coluna da pesquisadora Gabriela Moriconi, da Fundação Carlos Chagas, no Nexo Políticas Políticas. Gabriela é uma das autoras do relatório Volume de trabalho dos professores dos anos finais do ensino fundamental: Estudos de caso em redes estaduais e municipais brasileiras, fruto de parceria entre a Fundação Carlos Chagas, a associação Dados para um Debate Democrático na Educação (D3e) e o Itaú Social.
No texto, a pesquisadora compara dois cenários que variam em termos de carga horária, tempo reservado para atividades extraclasse, componente curricular, além do número e do tamanho de turmas assumidas por cada docente. A publicação aborda, ainda, a importância de políticas públicas e de ações no âmbito das secretarias de educação para favorecer um volume de trabalho adequado.
Acesse o relatório sobre volume de trabalho dos professores.