1. Home
  2. |
  3. Fcc Notícias
  4. |
  5. Pesquisador da FCC elenca sugestões para lidar com a agressividade nas escolas
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos

 

Pesquisador da FCC elenca sugestões para lidar com a agressividade nas escolas

 

Cartaz com os dizeres: Na Mídia. Medidas para lidar com a agressividade nas escolas são sugeridas por pesquisador da FCC em entrevista. Nova Escola. 27 de abril de 2023. Fundação Carlos Chagas. A imagem tem fundo vermelho com texto em branco.

|27/04/23

O aumento de situações de violência nas escolas nos últimos anos e a escalada de ameaças no último mês de abril intensificaram o debate sobre convivência e clima escolar.

O pesquisador Adriano Moro, do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas (DPE/FCC), apresenta algumas considerações sobre como os professores podem lidar com atitudes reativas de estudantes na sala de aula, de modo a estimular uma comunicação construtiva e boas relações em grupo. Entre as sugestões, estão o oferecimento de espaços para que os estudantes verbalizem seus sentimentos e angústias, a escuta ativa e acolhedora, assim como atividades de reflexão coletiva sobre os benefícios do diálogo e do respeito na solução de conflitos.

A entrevista com Adriano está disponível no site da Associação Nova Escola (ANE) e faz parte da iniciativa ANE Responde, que recebe perguntas do público relacionadas à educação.

Conheça alguns dos projetos da Fundação Carlos Chagas sobre convivência escolar.

Leia a coluna da Nova Escola.