1. Home
  2. |
  3. Fcc Notícias
  4. |
  5. Conheça os projetos já contemplados pelo Prêmio Prof. Rubens Murillo Marques
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos

 

Conheça os projetos já contemplados pelo Prêmio Prof. Rubens Murillo Marques

 

|07/04/22

A qualidade da educação básica depende da boa formação de professores que atuarão nas mais diversas salas de aula do país. Neste sentido, os cursos de licenciatura são um espaço privilegiado de formação docente, com potencial de propiciar experiências de impacto não apenas para os estudantes de graduação, mas também para professores, comunidades escolares e outros grupos sociais ligados aos projetos desenvolvidos. 

O Prêmio Professor Rubens Murillo Marques, ao longo de suas 11 edições anteriores, já laureou 26 experiências formativas realizadas por docentes de licenciaturas de todas as regiões brasileiras e de múltiplas áreas de conhecimento. Os projetos estão detalhados em edições especiais da série Textos FCC.

Em 2021, as três experiências premiadas abordaram as relações entre teatro, universidade e escolas, a formação de educadores indígenas na Amazônia e os processos entrelaçados de formação de licenciandos em Química e estudantes do ensino médio.

As inscrições para a 12ª edição do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques estão abertas até 30 de maio de 2022 e podem ser realizadas pelo site da Fundação Carlos Chagas.

Saiba mais
A série Textos FCC é publicada desde 1989 e dissemina resultados dos estudos desenvolvidos no Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas, assim como trabalhos contemplados por prêmios e pesquisas feitas ao longo de pós-doutorados na instituição. As publicações prezam pelo detalhamento, especialmente dos procedimentos metodológicos, de modo a subsidiar especialistas e demais interessados nos temas descritos.