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Volume de trabalho docente é tema em congresso sobre eficácia e melhoria escolar

 

Cartaz com os dizeres: International Congress for School Effectiveness and Improvement (ICSEI 2023). 10 de janeiro de 2023, 14 horas. Volume de Trabalho dos Professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental: Uma Análise Comparativa entre Brasil, Estados Unidos, França e Japão. A imagem tem fundo cinza e vermelho, com duas linhas onduladas na parte inferior. A logomarca da Fundação Carlos Chagas está centralizada na parte inferior.

|09/01/23

Pesquisadora da Fundação Carlos Chagas apresenta resultados de estudo que compara condições de trabalho dos professores dos anos finais do ensino fundamental no Brasil e em outros três países

Por Luanne Caires

Entre os dias 10 e 13 de janeiro, Gabriela Moriconi, integrante do grupo de pesquisa Políticas e Práticas da Educação Básica e Formação de Professores, da Fundação Carlos Chagas, participará do International Congress for School Effectiveness and Improvement (ICSEI 2023). O evento acontece no Chile e propõe reflexões sobre as possibilidades de profissionais ligados à educação trabalharem localmente a partir de uma perspectiva global, de modo a identificar soluções que respondam a demandas em diferentes contextos e permitam que tanto os profissionais quanto os estudantes enfrentem desafios de uma realidade complexa, incerta e desigual. 

A apresentação de Gabriela ocorrerá na terça-feira (10), às 14 horas. A palestra intitulada Teacher Workload Volume In Lower Secondary Education: A Comparative Analysis Between Brazil, USA, France And Japan (Volume de Trabalho dos Professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental: Uma Análise Comparativa entre Brasil, Estados Unidos, França e Japão) reúne os principais resultados de estudo que analisou aspectos como o número de escolas, redes, etapas de ensino e disciplinas em que os docentes lecionam nos quatro países, além do tamanho e número de turmas e do número total de alunos por professor.

Realizada em parceria com o D³e – Dados para um debate democrático na educação, a pesquisa aponta diferenças importantes entre as formas de contratação e as atribuições dos professores brasileiros em relação aos demais países analisados. Enquanto nos Estados Unidos, na França e no Japão, os docentes são contratados geralmente para atuar em tempo integral em uma mesma escola e com um papel que não se restringe às atividades na sala de aula, no Brasil 45% dos professores trabalham em mais de uma escola e 30% em mais de uma etapa educacional, sendo contratados para lecionar um conjunto de aulas com pouco tempo adicional para atividades extraclasse. 

A sistematização de informações sobre o volume de trabalho docente é um dos aspectos fundamentais para superar desafios ligados às condições de trabalho nas escolas no século 21. Com impactos sobre a saúde dos professores e, consequentemente, sobre a frequência de afastamentos e licenças médicas, a alta sobrecarga de trabalho docente também afeta a aprendizagem dos estudantes, com efeitos maiores sobre estudantes de baixa renda. 

Saiba mais
Volume de trabalho dos professores dos anos finais do Ensino Fundamental: Uma análise comparativa entre Brasil, Estados Unidos, França e Japão
Estudo realizado por pesquisadores do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas e do Centro Universitário Assunção (Unifai) e publicado pela Fundação Carlos Chagas em parceria com o D3e – Dados para um debate democrático na educação.
DOI: 10.18222/fcc-d3e_1

International Congress for School Effectiveness and Improvement (ICSEI 2023)
Quando: 10 a 13 de janeiro de 2023
Onde: Viña del Mar, Chile
Programação: ICSEI 2023 – ConfTool Pro – BrowseSessions
Mais informações: https://2023.icsei.net/