O Em Pauta é um novo espaço dedicado à divulgação científica promovido pela Fundação Carlos Chagas (FCC). Ele é voltado para comunicação de assuntos, conceitos e pesquisas na área de educação e visa ampliar o acesso do público não especialista ao conhecimento científico.
Os posts do Em Pauta também contemplam os assuntos presentes nos periódicos Cadernos de Pesquisa (CP) e Estudos em Avaliação Educacional (EAE) e nos estudos realizados no Departamento de Pesquisas Educacionais da FCC.
Como espaço colaborativo de construção do conhecimento, o Em Pauta é de acesso aberto. Os autores dos posts cedem os direitos da publicação à FCC e os posts publicados estão sob a licença Creative Commons CC BY-NC-ND, ou seja, o conteúdo pode ser compartilhado, com atribuição de crédito, sem alteração e para uso não comercial.
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A Fundação Carlos Chagas visa à promoção da igualdade de gênero em todas as suas atividades. Nesta descrição do Em Pauta, é adotado o uso dos termos no masculino, considerando as especificidades da língua portuguesa. Contudo eles se referem igualmente aos demais gêneros.
CP em Pauta
A educação democrática que reverbera nos institutos federais por meio da arte
O texto contribui para a discussão sobre educação democrática ao apresentar uma pesquisa de doutorado que examina a relação entre arte e educação democrática no âmbito dos institutos federais. Um debate urgente frente ao contexto reacionário vivido com o ciclo do Golpe de Estado de 2016.
Por Charles Immianvsky
EAE em Pauta
O Plano Nacional de Educação e o regime de colaboração
O Plano Nacional de Educação (PNE) é um documento fundamental para a coordenação nacional. Ele estabeleceu metas para o aumento do acesso, garantindo a universalização e melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem, mas avançou pouco em termos de regime de colaboração.
Por Catarina Ianni Segatto
Pesquisas Educacionais em Pauta
Nova proposta de sistema de indicadores se apresenta como ferramenta aprimorada para a gestão da educação municipal
Desenvolvido durante pesquisa de pós-doutorado na Fundação Carlos Chagas, o sistema fornece subsídios para o diagnóstico, monitoramento e avaliação da situação educacional das redes de ensino municipais do Brasil.
Por Adolfo Samuel de Oliveira
Avaliar para melhorar a educação: das políticas públicas ao clima nas escolas
Com diversidade de abordagens, grupo de pesquisa da Fundação Carlos Chagas contribui para o aprimoramento dos processos educacionais ao analisar políticas, programas e escolas em diferentes dimensões.
Por Luanne Caires