Concurso de Pesquisa: Negras e Negros nas Ciências
  1. Estudos sobre a presença e a atuação de negros e de negras no quadro docente e discente na graduação e na pós-graduação nas áreas das Ciências Exatas, Biológicas, da Saúde e Tecnológicas.

  2. Estudos sobre experiências e boas práticas voltadas para atrair e qualificar jovens do ensino médio e da graduação, visando estimular sua inserção como pesquisadores nas áreas das Ciências Exatas, Biológicas, da Saúde e Tecnológicas.

  3. Estudos quantitativos que explorem as bases de dados disponibilizados por instituições de pesquisa (IBGE, INEP, Capes/CNPq, entre outras) no recorte de cor/raça e a inserção nas áreas das Ciências Exatas, Biológicas, da Saúde e Tecnológicas. Ou ainda, produção de dados primários a partir de coleta direta em programas de pós-graduação de instituições de ensino e de pesquisa públicas e privadas.

  4. Estudos sobre a participação de negras e negras na história das ciências, por exemplo, relatos biográficos e suas contribuições em espaços institucionalizados de produção do conhecimento cientifico e tecnológico.