Pesquisadores

Adelina de Oliveira Novaes

Adelina de Oliveira NovaesGraduou-se em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002); possui mestrado (2006) e doutorado (2010) em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Estudos Pós-graduados em Educacao: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2014) e no momento desenvolve pesquisa pós-doutoral junto ao Department of Social Psychology, na The London School of Economics and Political Science (2015). Foi responsável pela área de Avaliação da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas e Coordenadora do Curso de Planejamento de Pesquisa do Programa de Especialização GVlaw. Atualmente é docente do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Cidade de São Paulo, docente do Curso de Pós-Graduação em Meio Ambiente, Sustentabilidade e Questões Globais da Faculdade de Direito da Fundação Armando Álvares Penteado e pesquisadora do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade - Educação, do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas, tendo trabalhado, entre outros Projetos, na Cátedra UNESCO sobre Profissionalização Docente. Possui experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia da Educação.

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Adriana Bauer

Adriana BauerGraduada em Pedagogia, mestre e doutora em Educação pela FE-USP. Bolsista do programa de doutorado sanduíche da CAPES, com estágio nos Estados Unidos da América, no Evaluation Center – Western Michigan University (2009-2010). É pesquisadora da Fundação Carlos Chagas, onde integra também o Comitê Editorial da revista Estudos em Avaliação Educacional e docente do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, atuando na graduação e na pós-graduação. Seus interesses de pesquisa são: avaliação de programas e sistemas educacionais, avaliação docente, avaliação da aprendizagem, currículo e desigualdades educacionais.

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Albertina de Oliveira Costa

Albertina de Oliveira CostaSocióloga, pesquisadora sênior da FCC onde é editora executiva da revista Cadernos de Pesquisa. Integra o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher. Sua principal área de atuação são os estudos de Gênero, com interesse nos temas movimentos social, políticas públicas, direitos humanos e direitos das mulheres.

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Amélia Cristina Abreu Artes

Amélia Cristina Abreu ArtesGraduada em Psicologia pelo IP-USP (1991) e Pedagogia pela FE-USP (2002). Mestre em Sociologia da Educação pela FE-USP (2006) e Doutora em Educação pela FE-USP (2009). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em estudos quantitativos nas temáticas de relações raciais e gênero. É pesquisadora do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas - FCC, integrando o Núcleo de Relações de Gênero, Direitos Humanos, Raça e Etnia. Seus interesses de pesquisa são estudos nas áreas de relações raciais e gênero na Educação Básica e Ensino Superior (graduação e pós-graduação), desigualdades escolares, políticas públicas na área de educação e análise de bases de dados (IBGE, INEP, entre outras).

Ângela Maria Martins

Ângela Maria MartinsGraduada em Ciências Sociais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, mestre em Educação pela USP e doutora em Educação pela Unicamp. Pós-doutorado na área de Políticas Públicas e Gestão da Educação na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. É pesquisadora da FCC na área de política educacional e gestão da educação básica. Tem estudado principalmente os seguintes temas: política e gestão da educação básica; metodologias de pesquisa; formação de professores.

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Beatriz de Oliveira Abuchaim

Beatriz de Oliveira AbuchaimPossui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006) e doutorado em Educação/Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012). Foi bolsista do programa de doutorado sanduíche da Comissão Fulbright e CAPES, com estágio nos Estados Unidos da América, na University of North Carolina (2011-2012). Trabalha como pesquisadora na Fundação Carlos Chagas e como professora convidada no Centro Universitário Faculdades Metropolitanas Unidas. Tem experiência nas áreas de Educação e Psicologia atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, avaliação, currículo e formação de professores.

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Clarilza Prado de Souza

Clarilza Prado de SouzaGraduada em Psicologia pela PUC-SP, mestre em Educação pela PUC-SP e doutora em Educação pela PUC-SP. Coordenadora do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade da FCC criado com o apoio da Maison des Sciences de L´Homme de Paris / França. Realizou estágio de pós doutorado na École des Hautes Etudes en Sciences Sociales na área de representações sociais e estudos pós doutorais na Faculty of Education / Harvard University na área de avaliação educacional com ênfase em Avaliação Institucional. Atua principalmente nas áreas de avaliação de sistemas, instituições, planos e programas educacionais e avaliação de desempenho docente.

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Claudia Leme Ferreira Davis

Claudia Leme Ferreira DavisFormou-se na universidade de Stanford, Califórnia, com menção honrosa. É doutora em Psicologia pela USP-SP. Atualmente, é membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e pesquisadora da FCC. Já ministrou cursos em universidades fora do país, na Argentina e nos EUA. Conta com ampla produção acadêmica e técnica, notadamente, nas áreas de ensino-aprendizagem, avaliação educacional, formação de professor, desenvolvimento humano, metacognição e teoria sócio-histórica.

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Elba Siqueira de Sá Barretto

Elba Siqueira de Sá BarrettoPossui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1965), mestrado (1980) e doutorado (1991) em Sociologia pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. É consultora da Fundação Carlos Chagas e professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Foi Superintendente de Educação e Pesquisa da Fundação Carlos Chagas de maio de 2011 a fevereiro de 2013 e editora dos Cadernos de Pesquisa até fevereiro de 2013. Tem experiência na área de Educação e trabalha principalmente com os seguintes temas: políticas públicas, ensino fundamental, currículo e formação docente.

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Eliana Maria Bahia Bhering

Eliana Maria Bahia BheringGraduada em Psicologia pela PUC-MG, especialização em Programas para a Infância pela Fundação Averroes/UNESCO/Ministério da Educação em Amsterdam/Holanda, mestrado em Desenvolvimento e Educação Infantil e Ph.D em Educação ambos pelo Institute of Education, University of London , Pós-doc em Educação pela Universidade Federal Fluminense. É pesquisadora sênior da FCC e integra o grupo que se dedica aos estudos em Educação Infantil. Seus interesses de pesquisa incluem avaliação dos ambientes e das ações docentes e discentes na educação infantil; envolvimento de pais com instituições de EI; interação adulto/criança; práticas educativas diárias da família e da educação infantil.

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Fabiana Silva Fernandes

Fabiana Silva FernandesPossui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Ciência e Letras da Unesp, Campus de Araraquara e doutorado em Educação Escolar pela mesma instituição. Realizou estágio de doutoramento no Instituto Internacional de Planejamento Educacional (IIPE), de Buenos Aires. É pesquisadora da FCC, onde integra o grupo de pesquisa Educação Infantil: políticas e práticas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política e Gestão da Educação, e interesse pelos temas: políticas públicas, políticas educacionais, educação infantil, planejamento educacional, administração educacional e história da educação.

Gabriela Miranda Moriconi

Gabriela Miranda MoriconiGraduada em Administração Pública pela FGV-EAESP, mestre e doutora em Administração Pública e Governo pela FGV-EAESP. É pesquisadora da FCC. Tem experiência nas áreas de gestão de pessoas no setor público e educação, com ênfase em políticas educacionais, políticas para o magistério, avaliação e indicadores educacionais.

Gisela Lobo B. P. Tartuce

Gisela Lobo B. P. TartucePossui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1996), mestrado (2002) e doutorado (2007) em Sociologia pela mesma Instituição. É pesquisadora da Fundação Carlos Chagas desde 1997, tendo desenvolvido pesquisas e publicações sobre os seguintes temas: transição escola-trabalho, jovens, juventude, ensino médio e políticas educacionais. Publicou, em 2010, o livro Jovens na transição escola-trabalho: tensões e intenções, pela editora Annablume com coedição com a Fapesp.

Gláucia Torres Franco Novaes

Gláucia Torres Franco NovaesPossui graduação em Psicologia pela PUC-SP, mestrado em Psicologia da Educação e do Desenvolvimento pelo Instituto de Psicologia e doutorado em Educação pela PUC-SP. É pesquisadora pleno da FCC, onde integra o Núcleo de Estudos em Avaliação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação educacional, avaliação da aprendizagem, avaliação de sistemas, avaliação de programas e psicologia da educação.

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Lúcia Pintor Santiso Villas Bôas

Lúcia Pintor Santiso Villas BôasPossui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1996), Licenciatura Plena em História pela Universidade de São Paulo (1996), Mestrado em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003), Doutorado em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008) e Pós-Doutorado pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (2010, EHESS, França). Atualmente, é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo, pesquisadora do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas (FCC) e coordenadora do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade-Educação (CIERS-ed/FCC). Participou da coordenação executiva da Cátedra UNESCO sobre Profissionalização Docente (CIERS-ed/FCC, período: 2010-2014). Membro do Conselho Científico do Réseau Mondial Serge Moscovici (EHESS, França) e da Chair UNESCO Formation et pratiques professionnelles (Cnam, França).Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, representação social, formação e profissionalização.

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Marialva Rossi Tavares

Marialva Rossi TavaresPossui graduação em Pedagogia Bacharel e Licenciatura pela PUC-SP, mestrado em Tecnologia Educacional pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e doutorado em Educação pela PUC-SP. É pesquisadora pleno da FCC onde integra o Núcleo de Estudos em Avaliação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: representação social, pensamento complexo, filosofia, eficácia e eqüidade em educação, midiática e representação social, auto-estima.

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Maria Machado Malta Campos

Maria Machado Malta CamposPossui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1961) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1982). Realizou estágios de pós-doutorado na Universidade de Stanford e na Universidade de Londres. É professora do Programa de Pós-graduação em Educação - Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, presidente da diretoria colegiada da ONG - Ação Educativa e pesquisadora da Fundação Carlos Chagas. Foi presidente da ANPEd/Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, creche, qualidade da educação e política educacional.

Maria Rosa Lombardi

Maria Rosa LombardiGraduada em Ciências Sociais pela PUC de São Paulo (1971), mestre e doutora em Educação pela UNICAMP (1999 e 2005), tem estágio doutoral em Relações de gênero e trabalho no CNRS/GERS, Paris (2003). Concluiu pós-doutorado no IFCH/UNICAMP em 2010. Atualmente é pesquisadora sênior na Fundação Carlos Chagas, desenvolve investigações na área da Sociologia do trabalho, com ênfase em Estudos de Gênero sobre as temáticas: mercado de trabalho, divisão sexual do trabalho, profissões científicas e tecnológicas, engenharia, feminização de profissões masculinas.

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Marina M. R. Nunes

Marina M. R. NunesPossui graduação em Psicologia pela USP, mestrado e doutorado em Educação pela USP. É pesquisadora da FCC, membro do corpo editorial da revista Estudos em Avaliação Educacional. Atua principalmente nos seguintes temas: avaliação, metacognição, formação de professor e políticas públicas em educação.

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Moysés Kuhlmann Júnior

Moysés Kuhlmann JúniorGraduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1980), mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990), doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1996), e pós-doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa. Bolsista de produtividade do CNPQ. Pesquisador sênior da Fundação Carlos Chagas, onde é líder do Grupo de Pesquisa "Educação e Infância: políticas e práticas". Coordena a página “História da Educação e da Infância”, que disponibiliza fontes documentais digitalizadas, no portal da Fundação Carlos Chagas. É editor responsável do periódico Cadernos de Pesquisa. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, história da infância, circulação de ideias educacionais, historiografia e história da educação.

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Nelson Antonio Simão Gimenes

Nelson Antonio Simão GimenesPossui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (2001), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011). Atualmente é pesquisador da Fundação Carlos Chagas, professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e membro do Comitê Editorial da Revista Estudos em Avaliação Educacional. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Planejamento e Avaliação Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação superior, avaliação de cursos, avaliação institucional, educação infantil e ensino fundamental.

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Patrícia Cristina Albieri de Almeida

Patrícia Cristina Albieri de AlmeidaPossui graduação em Pedagogia pela Universidade de Taubaté (1991), Mestrado (1999) e Doutorado (2005) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e Pós-Doutorado pela PUC-SP. Atualmente é pesquisadora da Fundação Carlos Chagas e professora do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Católica de Santos. Atua na área de Educação com ênfase em Formação de Professores e Didática. Os interesses de pesquisa são: formação, desenvolvimento profissional, saberes docentes e profissionalidade.

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Sandra Unbehaum

Sandra UnbehaumPossui graduação em Sociologia pela Universidade Estadual de Londrina (1991), mestrado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Educação: Currículo (2014) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É pesquisadora da Fundação Carlos Chagas desde 1995, onde coordena, desde 2009, o Depto. de Pesquisas Educacionais - DPE. Integrou entre 1998 e 2010 a ONG ECOS - Comunicação em Sexualidade. Tem experiência na área de sociologia, com ênfase nas questões de gênero, relacionadas aos seguintes temas: políticas educacionais, educação em direitos humanos, diversidade e desigualdade, ações afirmativas. Integra desde 1999 o Grupo de Pesquisa EdGES - Estudos de Gênero, Educação e Cultura Sexual, da Faculdade de Educação da USP e co-lidera, com Arlene Ricoldi, o Grupo de Pesquisa Gênero, Raça/Etnia e Direitos Humanos da FCC.

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Vandré Gomes da Silva

Vandré Gomes da SilvaGraduado em Pedagogia, Mestre e Doutor em Educação pela USP. É pesquisador da FCC onde integra o Núcleo de Estudos em Avaliação. No campo educacional já exerceu as atividades de docência no ensino fundamental e médio, formação de professores, direção escolar e supervisão pedagógica. Tem como foco de interesse os seguintes temas: organização e avaliação de escolas e de sistemas, gestão e política educacional e análise conceitual do discurso pedagógico.

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Yara Lúcia Esposito

Yara Lúcia EspositoPossui graduação em Psicologia pela PUC-SP, mestrado e doutorado em Educação pela PUC-SP. É pesquisadora sênior da FCC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação educacional, formação de professores, ensino-aprendizagem.

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Estatística

Miriam Bizzocchi
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Raquel da Cunha Valle
rvalle@fcc.org.br