2012
Desde 2012, a FCC soma esforços com a Capes na valorização de pesquisas em educação, oferecendo um prêmio adicional às teses das áreas de Educação e Ensino
Melhor Tese
Transtornos de aprendizagem: quando “ir mal na escola” torna-se um problema médico e/ou psicológico Premiado(a): Katia Cristina Silva Forli Bautheney Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Programa de Pós-Graduação em Educação Orientador(a): Rosângela Gavioli Prieto
Menção Honrosa
Educação, autoritarismo e eugenia: exploração do trabalho e violência à infância desamparada no Brasil (1930-1945) Premiado(a): Sidney Aguilar Filho Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Programa de Pós-Graduação em Educação Orientador(a): Ediogenes Aragão Santos Comprometimento do aluno: um elo entre aprendizagem e inclusão social na qualidade da Educação Superior Premiado(a): Vera Lucia Felicetti Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Programa de Pós Graduação em Educação Orientador(a): Marília Costa Morosini
Menção Honrosa
Processo interativo: uma possibilidade de produção de um currículo integrado e constituição de um docente pesquisador – autor e ator – de seu fazer cotidiano escolar Premiado(a): Eva Teresinha de Oliveira Boff Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Programa de Pós Graduação em Educação Orientador(a): José Cláudio Del Pino