Programas Especiais

“Avaliação da Aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática”, financiado pelo Banco Mundial, atendeu a uma solicitação do Ministério da Educação de Angola (INID): discutir essa temática junto ao seu corpo técnico e aos professores angolanos, de modo a capacitá-los para poderem selecionar os métodos e procedimentos de avaliação da aprendizagem que se mostrassem mais adequados às salas de aulas daquele país, dando-se especial atenção à elaboração de provas. Para tanto, foi elaborado um plano de curso, para o qual foram desenvolvidos materiais específicos, ministrado, com sucesso, em Luanda e em São Paulo, em 2014.

“Fortalecimento de Ensino e Pesquisa em Direitos Humanos no Hemisfério Sul”, apoiado pela Fundação Ford entre os anos de 2011 e 2014, o qual se desdobrou em duas atividades: (a) um estudo retrospectivo sobre os três Programas de Pós-Graduação em Direito que criaram áreas de concentração de pesquisa em direitos humanos (PPGD/UFPA, PPGCCJ/UFPB e PPGD/FDUSP), selecionados pelo Programa de Dotações para Mestrado em Direitos Humanos, projeto apoiado pela Fundação Ford e coordenado pela FCC, entre os anos de 2003 e 2008; e, (b) uma atividade de intervenção, relativa ao Programa de Incentivo à Produção Acadêmica em Direitos Humanos, que envolveu a colaboração da ONG Conectas, em particular da SUR – Revista Internacional de Direitos Humanos.

“Equidade na Pós-Graduação” busca alcançar dois objetivos: implementar o Programa de Dotações para Formação Pré-acadêmica para a Seleção na Pós-graduação, destinado a financiar implementação e acompanhamento de cursos preparatórios ao ingresso na pós-graduação, em 12 universidades brasileiras: Universidade de Brasília, Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal do Paraná, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal de Roraima, Universidade Federal de São Carlos, Universidade de Sergipe, Universidade Federal do Paraná, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Universidade Federal de Minas Gerais/Universidade do Estado de Minas Gerais (Consórcio), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul /Universidade Católica Dom Bosco (Consórcio), Universidade do Estado de Mato Grosso/Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Consórcio). Esse Programa encerrou-se em 2014 e está em andamento uma avaliação externa. O segundo objetivo, em andamento, trata-se de pesquisa para delinear o perfil socioeconômico, sexual e étnico-racial de estudantes do ensino superior (graduação e pós-graduação), bem como o de pesquisadores/as brasileiros/as, a partir da análise de dados secundários (censos demográficos e do ensino superior) e avaliação da implementação da experiência.

O "Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação da Fundação Ford" (International Fellowships Program – IFP) oferece oportunidades para que mulheres e homens, com potencial de liderança em seus campos de atuação, prossigam em seus estudos superiores, capacitando-se para promover o desenvolvimento de seus países, bem como maior justiça econômica e social.