Quem Somos

Fundação Carlos Chagas

A Fundação Carlos Chagas é uma entidade fundacional de direito privado, sem fins lucrativos, reconhecida como de utilidade pública nos âmbitos federal, estadual e municipal, dedicada à avaliação de competências cognitivas e profissionais e à pesquisa na área de educação.

Nasceu em meados da década de sessenta, sob o impulso de um grupo de professores universitários-pesquisadores que buscava maior acuidade na seleção de alunos para o nível superior, com procedimentos mais transparentes, respaldados em pesquisas e modelos de avaliação educacional, e voltados ao domínio mais amplo de conhecimentos, em contraposição à especialização excessiva que caracterizava os vestibulares até aquele momento. Assim surgiu o CESCEM – Centro de Seleção de Candidatos às Escolas Médicas e Biológicas, que logo em seguida se constituiu como uma fundação, a Fundação Carlos Chagas.

Fundada em 1964, expandiu rapidamente suas atividades, realizando, em todo o Brasil, exames vestibulares e concursos de seleção de profissionais para entidades privadas e públicas. A partir de 1971, com a criação do Departamento de Pesquisas Educacionais, passa a desenvolver um amplo espectro de investigações interdisciplinares, voltadas para a relação da educação com os problemas e perspectivas sociais do país.

Desde seu início, esta instituição incorpora especialistas que, além de darem respaldo a uma ação diferenciada à realização dos mais diversos projetos na área da seleção, desenvolvem pesquisas sobre essas ações e buscam analisar sua efetividade e seus impasses.