Biblioteca Ana Maria Poppovic
CADERNOS DE PESQUISA
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TÍTULO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE
AUTOR(ES): Pedro Jacobi
NÚMERO DA REVISTA: 118
VOLUME:
DATA DE PUBLICAÇÃO: 01/03/2003 a 01/03/2003
PALAVRAS-CHAVE: Cidadania,Ecologia,Educação Ambiental
RESUMO: A reflexão sobre as práticas sociais, em um contexto marcado pela degradação permanente do meio ambiente e do seu ecossistema, cria uma necessária articulação com a produção de sentidos sobre a educação ambiental. A dimensão ambiental se configura crescentemente como uma questão que diz respeito a um conjunto de atores do universo educativo, potencializando o envolvimento dos diversos sistemas de conhecimento, a capacitação de profissionais e a comunidade universitária numa perspectiva interdisciplinar. O desafio que se coloca é de formular uma educação ambiental que seja crítica e inovadora em dois níveis: formal e não formal. Assim ela deve ser acima de tudo um ato político voltado para a transformação social. O seu enfoque deve buscar uma perspectiva de ação holística que relaciona o homem, a natureza e o universo, tendo como referência que os recursos naturais se esgotam e que o principal responsável pela sua degradação é o ser humano.
ABSTRACT: ENVIRONMENTAL EDUCATION, CITIZENSHIP AND SUSTAINABILITY. To reflect upon social practices, in a context marked by a permanent degradation of the environment and its ecosystem, involves a necessary articulation with the production of meanings on environmental education. The environmentaldimension is now increasingly configured as an issue thatcomprises a team of players from the educational universe, strengthening the involvement of different knowledge systems, professional capacity building and the university community in an interdisciplinary perspective. The challenge posed is to formulate environmental education that is both critical and innovative on both the formal and informal levels. Thus, it must be primarily a political act concerned with social transformation. Its focus should be on searching for a holistic action perspective that correlates mankind, nature and the universe, having as a reference point the fact that natural resources run out and that mankind bears the main responsibility for its degradation.CITIZENSHIP – ECOLOGY – ENVIRONMENTAL EDUCATION
RESUMEN:
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