Cátedra Franco-Brasileira Serge Moscovici

Investigação Científica: Representações sociais e fenômenos psicossociais no campo educacional

Em 08 de março de 2016, em São Paulo, foi assinado o convênio entre a Fundação Carlos Chagas e o Consulado Geral da França para a criação da Cátedra Franco-Brasileira Serge Moscovici. A iniciativa visa fortalecer o desenvolvimento de cooperações científicas já existentes, bem como apoiar novas parcerias entre o CIERS-ed (Centro Internacional de Estudos e Representações Sociais e Subjetividade - Educação), da FCC, juntamente com instituições de ensino e de pesquisa francesas. 

Objetivos

  • Realizar investigações científicas, nas quais assume particular relevo a perspectiva psicossocial das representações sociais.

  • Promover o debate teórico e metodológico sobre questões relacionadas à educação e aos fenômenos psicossociais a ele associados.

Pesquisa

As atividades do Grupo de Pesquisa: Representações Sociais, Subjetividade e Educação privilegiam a realização de investigações científicas, nas quais assume particular relevo a perspectiva psicossocial das representações sociais e a promoção do debate interdisciplinar, tanto no plano teórico como no metodológico. Ênfase é dada às questões relacionadas ao campo educacional e aos fenômenos psicossociais a ele associados com foco, sobretudo, na formação e profissionalização docentes.  As ações do grupo são desenvolvidas no âmbito do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade – Educação (CIERS-ed).

Manifestação de Apoio

Confira

REMOSCO

Conheça 

Contato

Sede Brasileira: CIERS-ed / FCC
Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade - Educação
E-mail: ciers-ed@fcc.org.br

Sede Francesa: Laboratoire GRePS
Institut de Psychologie – Université Lyon 2
E-mail: greps@université-lyon2.fr

Apoio

Consulado Geral de França em São Paulo (BR)
Fundação Carlos Chagas (BR)

 

Financiamento

Université Lyon 2 - Réseau Mondial Serge Moscovici
Fondation Maison des Sciences de l’Homme (FR)

Skip to content