1. Início
  2. |
  3. Pesquisa e Educação
  4. |
  5. Gênero, Raça/Etnia: Educação, Trabalho e Direitos Humanos

Gênero, Raça/Etnia: Educação, Trabalho e Direitos Humanos

Ementa

 

As pesquisas do Grupo privilegiam a análise das relações de gênero e étnico-raciais em diferentes espaços de interação social, visando promover os direitos humanos de populações historicamente discriminadas. Nossos estudos têm focalizado as relações de gênero e de raça nas dimensões da educação e do trabalho. No campo da educação, o enfoque são as políticas de ações afirmativas e as desigualdades de gênero e raça no tocante às diferentes etapas de escolarização. No campo do trabalho são estudadas as trajetórias de formação e profissional das mulheres em carreiras científicas e tecnológicas, em particular, naquelas de tradição masculina. Além das atividades de pesquisa, dos estudos e da divulgação científica em que estão envolvidas, tradicionalmente as pesquisadoras têm tido importante presença no debate público das políticas relativas aos seus objetos específicos de análise.

Equipe

Líder: Maria Rosa Lombardi

Vice-Líder: Sandra Unbehaum

Pesquisadores

Amélia Artes

Thais Gava - assistente de pesquisa

Linhas de pesquisa

 

Educação, Gênero, Raça/Etnia
Relações de Gênero, Trabalho, Profissões, Carreiras e Formação

Realizar pesquisas e estudos nas áreas de educação formal e não formal em sua intersecção com raça/etnia e gênero e educação em sexualidade. As pesquisas englobam tanto i) a construção e a análise de indicadores de gênero e raça para avaliação e monitoramento das politicas públicas na educação básica e no ensino superior, como ii) as trajetórias escolares das e dos jovens no ensino médio e no ensino superior, e iii) formação de profissionais da educação, currículo e praticas de ensino.

Analisar e disseminar, sob a forma de pesquisas e bancos de dados, questões sobre desigualdades de gênero e de raça no trabalho, nas profissões e nas carreiras em ambientes escolares e em outros espaços de formação. Realizar estudos sobre as relações sociais de sexo em áreas profissionais e de formação, majoritariamente masculinos, bem como as transformações que a crescente presença das mulheres vem neles introduzindo, priorizando as profissões científicas e tecnológicas.

Pesquisas

Em Andamento
2017
FCC
Skip to content