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Desigualdade nas condições de trabalho docente e seus desdobramentos em tempos de pandemia e pós-pandemia

Sobre

Como parte integrante do projeto temático “Educação escolar em tempos de pandemia”, coordenado pelo DPE, este projeto está focado em investigar as condições de trabalho relativas ao volume e à complexidade da carga de trabalho docente no contexto brasileiro, buscando compreender como estão distribuídas essas condições entre os diferentes perfis de professores, etapas de ensino, escolas e redes. Dentre essas condições, destacam-se o número de escolas, redes, turnos, etapas e disciplinas que os docentes lecionam, bem como o tamanho das turmas, o número de turmas e o número total de alunos por professor. Tendo em vista a desigualdade na distribuição das condições já encontrada em um período pré-pandemia, neste contexto de pandemia e pós-pandemia, provavelmente o trabalho dos professores deve ter sido afetado de modo ainda mais evidente. O projeto tem o propósito de subsidiar os gestores públicos na tomada de decisões e na elaboração de políticas, programas e ações educacionais direcionados à melhoria das condições de trabalho docente e, consequentemente, à garantia do aprendizado dos estudantes nesses novos contextos. 

Sobre

Coordenação: Gabriela Moriconi (DPE/FCC)

Pesquisador: Nelson Gimenes (DPE/FCC)

Financiamento: FCC e Fundação Itaú para Educação e Cultura

Apoio: Unesco-Brasília

Vigência: 2020-2023