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Políticas e Práticas da Educação Básica e Formação de Professores

Ementa

O grupo debate e pesquisa políticas educacionais no Brasil e em outros países, com foco nas seguintes temáticas: teorias sócio-políticas que abordam relações e interfaces entre Estados, Sociedade e Educação; condicionantes sociais, culturais, históricos, econômicos e políticos que incidem nos processos de formulação e regulação do campo, implementação de políticas públicas em incidem no Ensino Fundamental e Médio da educação básica; processos de gestão de sistemas educacionais e unidades escolares; formação, trabalho docente e profissionalização, práticas profissionais e escolares, e aprendizagem e desenvolvimento humano. O Grupo possibilita a realização de convênios com universidades, instituições de pesquisa e associações acadêmico-científicas nacionais e internacionais.

Linhas de Pesquisas

Formação, trabalho docente e práticas escolares
Educação e políticas públicas

A linha investiga questões relativas ao Ensino Fundamental e Médio da educação básica, em ambientes presenciais e virtuais, no que tange: ao processo de desenvolvimento humano dos alunos (infância, puberdade e adolescência/juventude); a questões relativas à escola básica (currículo, organização pedagógica, processos de ensino-aprendizagem, interação social); e aos professores (atividade docente).

A linha estuda a formulação, planejamento, regulação e implementação de políticas educacionais que incidem na formação de professores (inicial e continuada); na carreira e profissionalização docente; na valorização do magistério, bem como nos processos de gestão de sistemas, redes e unidades de ensino.

Pesquisas

Em Andamento
2017
FCC
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