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Educação escolar em tempos de pandemia na visão de professores e estudantes da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio: o enfrentamento das desigualdades

Apresentação 

Os efeitos da pandemia de covid-19 mudaram drasticamente a organização educacional ao longo de 2020 e 2021. Entre as mudanças, destaca-se a suspensão de aulas presenciais em atendimento às medidas sanitárias de distanciamento social. Segundo dados da UNESCO, cerca de 39 milhões de estudantes da educação básica deixaram de frequentar instituições de ensino no período pandêmico.

O novo cenário impôs preocupações ao debate sobre educação. Entre elas, estão a necessidade de garantir que estudantes não sejam prejudicados em sua aprendizagem, evitar o acirramento de desigualdades educacionais e refletir sobre as consequências da pandemia na vida escolar de milhares de crianças e adolescentes brasileiros, bem como na própria atuação de professores. 

Como parte de seu compromisso com a sociedade, o Departamento de Pesquisas Educacionais (DPE) da Fundação Carlos Chagas organizou, com apoio do Itaú Social e da UNESCO, o projeto temático Educação escolar em tempos de pandemia na visão de professores e estudantes da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio: o enfrentamento das desigualdades. O objetivo do projeto, que inclui sete estudos, é identificar e compreender a percepção de professores e estudantes sobre a educação escolar no contexto atual, considerando as características específicas de cada etapa de ensino. As discussões propostas se desenvolvem em torno de três eixos principais: Políticas educacionais, formação docente e avaliação; Trabalho e práticas docentes; e Desigualdades educacionais e inclusão. 

Em um esforço colaborativo com professoras e professores das redes pública e privada, o projeto aprofunda aspectos previamente definidos no estudo exploratório Educação escolar em tempos de pandemia na visão de professoras/es da educação básica. 

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