Trabalho, práticas docentes e representações sociais

Descrição

O objetivo geral é conhecer as relações e condições de trabalho dos professores e professoras, as práticas de ensino que estão implementando nas suas aulas remotas, as relações construídas com os demais agentes educativos e as suas representações sociais como docentes na atual situação de distanciamento social provocada pela pandemia. Para tanto, pretende-se sistematizar informações sobre as relações e as condições de trabalho dos professores do ensino fundamental no contexto da pandemia, partindo de documentos e pesquisas diversas já realizadas por diferentes instituições; analisar bases de dados sobre o mercado de trabalho dos professores e professoras; investigar as percepções sobre as mudanças na vida profissional e pessoal; identificar adaptações curriculares, métodos de ensino e estratégias didáticas adotadas por docentes de escolas públicas e particulares urbanas das cinco regiões brasileiras, com base nas orientações das secretarias de educação; identificar e compreender as dinâmicas relacionais: docente-estudantes, docente-famílias/responsáveis, docente-escola; identificar e compreender as representações sociais de docentes sobre os objetos: “ser docente” e “trabalho docente na pandemia”.

No tocante à vertente do mercado de trabalho dos professores/as, duas atividades estão previstas: a) sistematização e análise de estatísticas do trabalho e do emprego através da Rais (Relação Anual de Informações Sociais) e do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), visando a acompanhar as transformações no emprego e na remuneração dos professores do ensino fundamental. Estão programados dois boletins analíticos daquelas estatísticas, no período de duração do projeto; e b) revisão de artigos e outros estudos sobre o trabalho das/os professoras/es da educação básica produzidos na pandemia.

Sobre

Pesquisadores DPE/FCC: Adelina Novaes, Lúcia Villas Bôas, Maria Rosa Lombardi e Miriam Bizzocchi

Financiamento: Fundação Carlos Chagas e FIS

Vigência: 2021

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