1. Home
  2. |
  3. Library
  4. |
  5. Conheça a Biblioteca

 

Em 1971, foi criado o Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas e, com ele, a Biblioteca Ana Maria Poppovic – BAMP, idealizada para lhe dar apoio biblioteconômico. O nome Ana Maria Poppovic homenageia a pesquisadora que tanto contribuiu com sua capacidade investigativa para o Departamento de Pesquisas da FCC.

A BAMP é uma biblioteca especializada em educação, avaliação educacional, primeira infância, gênero e raça. Seu objetivo, além de apoiar o trabalho dos pesquisadores, é promover o desenvolvimento acadêmico em níveis de graduação e pós-graduação, principalmente em áreas ligadas ao campo da Educação. Atualmente, conta com mais de 56.000 mil títulos de livros, periódicos, relatórios de pesquisa, anais de eventos, dissertações e teses indexados em sua Base de Dados. Para algumas publicações, encontram-se disponíveis a capa e o sumário; para outras, quando de domínio público, o texto aparece na íntegra, com o endereço web para acesso online ao documento.

A Base de dados da BAMP foi desenvolvida utilizando o software de código aberto ABCD (acrônimo em português) Automatização das Bibliotecas e dos Centros de Documentação, desenvolvido pela UNESCO e mantido no Brasil pela Bireme (Centro Especializado da OPAS/OMS para a Cooperação Técnica em Informação e Comunicação Científica em Saúde na Região das Américas).

 

return