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A construção de um plano de convivência ética na escola

Objetivo(s):

Subsidiar a construção de planos de convivência ética visando à implantação de ações destinadas à redução de violência; mediação de conflitos; melhoria da qualidade da convivência escolar e construção de clima escolar positivo em ambientes escolares.

Docente

ADRIANA RAMOS – Doutora em Educação (Psicologia Educacional). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (Gepem) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Unicamp. Consultora da Convivere Mais – Assessoria e Formação. Realiza pesquisas com classes consideradas difíceis no Ensino Fundamental II, abordando as relações interpessoais e o desenvolvimento moral no ambiente escolar. Atua em formação de educadores com os temas: relações interpessoais na escola e construção da autonomia moral; regras e assembleias escolares; comunicação construtiva; resolução de conflitos interpessoais na escola e processos de mediação; relação família e escola; avaliação formativa e responsiva; ambiente cooperativo e colaborativo; tutorias no ambiente educacional; bullying e cyber agressão.
ADRIANO MORO – Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestre em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Especialista em Psicopedagogia pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (Gepem) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) e da Unicamp. Pesquisador do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas (FCC). Realiza estudos e pesquisas sobre os temas: desenvolvimento moral; avaliação do clima escolar e valores sociomorais nas escolas; construção e análises psicométricas de instrumentos de medida.

Programa

Convivência ética em escolas de educação básica. A experiência do Programa de Convivência Ética do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (Gepem) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Construção de planos de convivência ética para promoção da autonomia moral em alunos e de um ambiente sociomoral educativo mais justo, digno, respeitoso e solidário.

Público-alvo

Gestores de ensino; coordenadores; professores; pesquisadores e especialistas em educação e áreas correlatas; estudantes de graduação e de programas de pós-graduação e demais interessados.

Data:

Hora:

Das 8h30 às 17h

Valor da Inscrição:

Pagamentos até 11/08/2018: R$125,00. De 12 a 14/08/2018: R$150,00. Sua participação somente será validada após a confirmação do pagamento da inscrição.

Contato:

cursoseseminarios@fcc.org.br

  (11) 3723-3108 – das 9h às 17h

Endereço:

Fundação Carlos Chagas – Departamento de Pesquisas Educacionais – DPE

Rua Quitanduba, n° 363 – São Paulo-SP CEP: 05516-030


Inscrições Abertas

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Data:

Hora:

Das 8h30 às 17h

Valor da Inscrição:

Pagamentos até 11/08/2018: R$125,00. De 12 a 14/08/2018: R$150,00. Sua participação somente será validada após a confirmação do pagamento da inscrição.

Contato:

cursoseseminarios@fcc.org.br

  (11) 3723-3108 – das 9h às 17h

Endereço:

Fundação Carlos Chagas – Departamento de Pesquisas Educacionais – DPE

Rua Quitanduba, n° 363 – São Paulo-SP CEP: 05516-030