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As regras e as assembleias na escola: possibilidades de reflexão e desenvolvimento da autorregulação

Objetivo(s):

Refletir sobre a organização e cumprimento das regras de convivência e sua importância para a construção da autonomia moral dos alunos e indicação de propostas para atuação de educadores e educandos em seus processos de elaboração e legitimização.

Docente

SORAIA CAMPOS – Mestranda pelo Laboratório de Psicologia Genética da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (LPG/Unicamp). Especialista em Educação na área de Psicologia Moral. Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Puccamp). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (Gepem) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Unicamp. Realiza pesquisas sobre a avaliação responsiva. Atua na formação de educadores sobre os temas: As relações interpessoais na escola e a construção da autonomia moral; Práticas morais; A resolução de conflitos interpessoais na escola; Convivência ética na escola; As regras e assembleias escolares; Autonomia moral e intelectual; Avaliação Formativa e Responsiva. Integra o corpo docente do curso de Pós Graduação “A convivência ética na escola”, no Instituto Vera Cruz, São Paulo.
ADRIANO MORO – Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestre em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Especialista em Psicopedagogia pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (Gepem) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) e Unicamp. Pesquisador do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas (FCC). Realiza estudos e pesquisas sobre os temas: desenvolvimento moral; avaliação do clima escolar e de valores sociomorais nas escolas; construção e análises psicométricas de instrumentos de medida.

Programa

Processo e procedimentos referentes à organização e cumprimento de regras de convivência sociais e morais. Fundamentos, validade e pertinência das regras de convivência e sua influência na atuação pessoal e por autorregulação. Coerência das regras de convivência com o tipo de pessoa que se quer formar e com a instituição a qual se destinam.

Público-alvo

Gestores; coordenadores; professores; pesquisadores e especialistas em educação e áreas correlatas; estudantes de graduação e de programas de pós-graduação e demais interessados.

Data:

Hora:

Das 8h30 às 17h

Valor da Inscrição:

Pagamentos até 25/08/2018: R$125,00. De 26 a 28/08/2018: R$150,00. Sua participação somente será validada após a confirmação do pagamento da inscrição.

Contato:

cursoseseminarios@fcc.org.br

  (11) 3723-3108 – das 9h às 17h

Endereço:

Fundação Carlos Chagas – Departamento de Pesquisas Educacionais – DPE

Rua Quitanduba, n° 363 – São Paulo-SP CEP: 05516-030


Inscrições Abertas

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Data:

Hora:

Das 8h30 às 17h

Valor da Inscrição:

Pagamentos até 25/08/2018: R$125,00. De 26 a 28/08/2018: R$150,00. Sua participação somente será validada após a confirmação do pagamento da inscrição.

Contato:

cursoseseminarios@fcc.org.br

  (11) 3723-3108 – das 9h às 17h

Endereço:

Fundação Carlos Chagas – Departamento de Pesquisas Educacionais – DPE

Rua Quitanduba, n° 363 – São Paulo-SP CEP: 05516-030