1. Home
  2. |
  3. Fcc cursos
  4. |
  5. Curso: O Uso da Taxonomia Solo na Avaliação Educacional

Curso: O Uso da Taxonomia Solo na Avaliação Educacional

Objetivo(s):

Introduzir a taxonomia SOLO com o intuito de apresentar um modelo para o desenvolvimento cognitivo, enfatizando suas diversas aplicações no campo educacional e ilustrar o amplo potencial de aplicação da taxonomia, relacionando a SOLO com o processo de ensino e aprendizagem como um todo.

Docente

DANIEL ABUD SEABRA MATOS – Graduado em Psicologia e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutor em Educação pela UFMG, com período Sanduíche na University of Florida. Pós-doutorado na Universidade da Beira Interior, Portugal. Professor Adjunto IV do Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Orientador no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFOP. Editor Associado da revista Estudos em Avaliação Educacional. Coordenador do Núcleo de Avaliação Educacional (NAVE) da UFOP. Membro da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (Abave). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Interesses de pesquisa: avaliação educacional, com foco nos temas: avaliações externas e indicadores educacionais; avaliação de sala de aula; repetência escolar.

Programa

Apresentação da taxonomia educacional intitulada Structure of Observing Learning Outcome (SOLO), criada pelos autores John Biggs e Kevin Collis a partir de pressupostos neopiagetianos. Principais características e categorias de análise. Diferenças e vantagens da taxonomia SOLO em relação à taxonomia de Bloom. Aplicação da taxonomia SOLO na análise de itens dissertativos e objetivos, segundo o nível de complexidade das questões e das respostas dos alunos (potencial de aplicação tanto na avaliação de sala de aula quanto na avaliação externa). Outras aplicações da taxonomia SOLO: avaliação de habilidades de estudo e intervenções educacionais, análise do impacto de professores no aprendizado dos alunos, dentre outras.

Público-alvo

Professores e demais profissionais das áreas de educação e correlatas; gestores educacionais; estudantes de graduação e pós-graduação e demais interessados no tema.

Data:

Hora:

das 10h às 13h

Valor da Inscrição:

Pagamentos até 17/07/2018: R$125,00. De 19 a 19/07/2018: R$150,00. Sua participação somente será validada após a confirmação do pagamento da inscrição.

Contato:

cursoseseminarios@fcc.org.br

  (11) 3723-3108 – das 8h30 às 17h

Endereço:

Fundação Carlos Chagas – Departamento de Pesquisas Educacionais – DPE

Rua Quitanduba, n° 363 – São Paulo-SP CEP: 05516-030


Inscrições Abertas

No posts found.

 

Data:

Hora:

das 10h às 13h

Valor da Inscrição:

Pagamentos até 17/07/2018: R$125,00. De 19 a 19/07/2018: R$150,00. Sua participação somente será validada após a confirmação do pagamento da inscrição.

Contato:

cursoseseminarios@fcc.org.br

  (11) 3723-3108 – das 8h30 às 17h

Endereço:

Fundação Carlos Chagas – Departamento de Pesquisas Educacionais – DPE

Rua Quitanduba, n° 363 – São Paulo-SP CEP: 05516-030