1. Home
  2. |
  3. Fcc cursos
  4. |
  5. Curso: O uso da taxonomia SOLO na avaliação educacional. Inscrições abertas!

Curso: O uso da taxonomia SOLO na avaliação educacional. Inscrições abertas!

Objetivo(s):

Introduzir a taxonomia SOLO como instrumento metodológico na avaliação educacional; estabelecer relações com a taxonomia de Bloom; apresentar a taxonomia SOLO, suas principais características e categorias de análise; relacionar a taxonomia SOLO com outros temas associados à avaliação educacional, como feedback e estratégias de aprendizagem; ilustrar a aplicação da taxonomia SOLO por meio da análise de questões e respostas; apresentar outros usos e aplicações da taxonomia SOLO.

Docente

Docente: Daniel Abud Seabra Matos
Graduado em Psicologia e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutor em Educação pela UFMG, com período Sanduíche na University of Florida, Estados Unidos. Pós-Doutorado na Universidade da Beira Interior, Portugal. Professor Associado I do Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Orientador no Programa de Pós-Graduação em Educação da Ufop. Editor Associado da revista Estudos em Avaliação Educacional. Coordenador do Núcleo de Avaliação Educacional (Nave) da Ufop. Membro da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (Abave) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped). Interesses de pesquisa: Avaliações externas e indicadores educacionais; Avaliação de sala de aula; Psicologia cognitiva e educação; Taxonomias cognitivas e educação.

Programa

Histórico e contextualização da taxonomia SOLO; importância da temática para a avaliação educacional e associação com outros fatores importantes, como estratégias de aprendizagem e feedback; níveis de complexidade cognitiva da taxonomia SOLO: uniestrutural, multiestrutural, relacional e abstrato estendido; aprendizagem superficial e aprendizagem profunda; base psicológica dos quatro níveis; elaboração de itens e classificação de respostas a partir dos quatro níveis de complexidade cognitiva da taxonomia SOLO; diferença entre os conceitos de dificuldade e complexidade (profundidade cognitiva); taxonomia SOLO e avaliação de larga escala; outros usos e aplicações da taxonomia SOLO.

Público-alvo

Profissionais das áreas de educação, gestores educacionais e estudantes de pós-graduação com interesse na elaboração de itens dissertativos e objetivos e outras aplicações da taxonomia SOLO.

Outras informações

As referências bibliográficas serão encaminhadas, por e-mail, com uma semana de antecedência, exclusivamente aos inscritos.

Data:

Hora:

Das 09h às 17h

Valor da Inscrição:

Pagamentos até 03/09/2019: R$125,00 De 04/09/2019 a 11/09/2019: R$ 150,00 Sua participação somente será validada após a confirmação do pagamento da inscrição CURSO PRESENCIAL O sistema de inscrição estará disponível 30 dias antes do início do curso

Contato:

cursoseseminarios@fcc.org.br

  (11) 3723-3108 – das 9h às 17h

Endereço:

Fundação Carlos Chagas – Departamento de Pesquisas Educacionais – DPE

Rua Quitanduba, n° 363 – São Paulo-SP CEP: 05516-030 Não há vagas de estacionamento  


Inscrições Abertas

No posts found.

 

Data:

Hora:

Das 09h às 17h

Valor da Inscrição:

Pagamentos até 03/09/2019: R$125,00 De 04/09/2019 a 11/09/2019: R$ 150,00 Sua participação somente será validada após a confirmação do pagamento da inscrição CURSO PRESENCIAL O sistema de inscrição estará disponível 30 dias antes do início do curso

Contato:

cursoseseminarios@fcc.org.br

  (11) 3723-3108 – das 9h às 17h

Endereço:

Fundação Carlos Chagas – Departamento de Pesquisas Educacionais – DPE

Rua Quitanduba, n° 363 – São Paulo-SP CEP: 05516-030 Não há vagas de estacionamento