1. Home
  2. |
  3. Fcc Em Pauta
  4. |
  5. Movimento e diversidade caracterizam a pesquisa sobre dinâmicas psicossociais na América Latina

Movimento e diversidade caracterizam a pesquisa sobre dinâmicas psicossociais na América Latina

Rede formada por pesquisadores de cinco países organiza estudos nas áreas de educação, gênero, linguagens e outras temáticas articuladas à psicologia social para entender transformações e continuidades na região

02/01/23 | Por Luanne Caires

Cartaz com os dizeres: Representações Sociais, Subjetividade e Educação. Dinâmicas psicossociais na América Latina: movimento e diversidade. A imagem tem fundo cinza. Nas laterais, há pequenos círculos conectados por linhas. Na parte inferior, há a logomarca da Fundação Carlos Chagas.

A riqueza étnica, cultural, econômica e política da América Latina se reflete em uma composição social com dinâmicas muito variadas entre os países e até mesmo dentro de cada um deles. O grupo de pesquisa Representações Sociais, Subjetividade e Educação, da Fundação Carlos Chagas (FCC), faz parte de uma rede que busca construir conhecimentos sobre essas dinâmicas por meio do estudo das representações sociais, a partir de uma perspectiva ética e política. Trata-se da Red Latinoamerica en Movimiento: Miradas Psicosociales (Rede América Latina em Movimento: Olhares Psicossociais), que reúne pesquisadores do Brasil, da Argentina, da Venezuela, da Colômbia e do México.

A ampla diversidade de olhares para os contextos latino-americanos se manifesta na própria configuração da rede, que se organiza como um espaço de reflexão, estudo, divulgação e encontros. Adelina Novaes, pesquisadora do Departamento de Pesquisas Educacionais (DPE) da FCC e membra fundadora da rede, explica que, “os objetos de pesquisa, por um lado, comungam de um mesmo propósito, que é o compromisso ético-político com a América Latina, mas, por outro lado, cada grupo trabalha com uma perspectiva única, que pode ou não se articular às demais, em um projeto”.

Neste sentido, o caráter integrador da rede se fortalece pela organização de iniciativas conjuntas, como a manutenção de um site que reúne informações sobre os diferentes membros e temas trabalhados, a publicação de livros e a realização de eventos. A rede apoia, por exemplo, a 16ª Conferência Internacional sobre Representações Sociais (CIRS), que acontecerá em Bogotá (Colômbia) entre 20 e 22 de setembro de 2023, com o tema Representações Sociais, Práticas e Desafios em Cenários de Incerteza. 

A continuidade de um legado

A Red Latinoamerica en Movimiento: Miradas Psicosociales é derivada do projeto Transformações e Resistências na América Latina, que relacionou a Teoria das Representações Sociais (TRS) a outros campos de saber, com o compromisso de desenvolver pesquisas transdisciplinares sobre os contextos das sociedades latino-americanas e fortalecer uma psicologia ciente de seu compromisso social. O projeto foi realizado entre 2017 e 2018, com coordenação das pesquisadoras Adelina Novaes (Fundação Carlos Chagas) e Mireya Lozada (Universidade Central da Venezuela), e financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Mas a ideia para a sua criação surgiu bem antes, em 2014, nos encontros de bastidores da 12ª Conferência Internacional sobre Representações Sociais (CIRS), realizada pela Fundação Carlos Chagas, em São Paulo. Participantes do evento viajaram juntos ao Rio de Janeiro para uma homenagem à pesquisadora Angela Arruda, psicóloga social, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e uma das grandes expoentes da TRS. 

No Rio de Janeiro, Mireya propôs a retomada de um projeto sugerido por Serge Moscovici, fundador da TRS, de criar uma rede latino-americana sobre a teoria. Moscovici era entusiasta e financiador da criação de centros de pesquisa sobre representações sociais em diferentes países, o que inclui o Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade – Educação (CIERS-ed), sediado na Fundação Carlos Chagas. 

A proposta ganhou fôlego: desdobrou-se em eventos e projetos de pesquisa e, em 2019, o DPE/FCC recebeu Mireya e o pesquisador Alfredo Guerrero (Universidade Nacional Autônoma do México) para organização e fortalecimento da rede por meio de atividades acadêmico-científicas realizadas em diferentes cidades do Brasil. Neste período, a FCC e os pesquisadores convidados também planejaram o 4º Encontro da Rede, que ocorreu no México, em dezembro de 2019.

Desde então, a rede se consolidou e hoje conta com membros e colaboradores de diferentes nacionalidades, que se movimentam em constantes aproximações e distanciamentos temáticos, em áreas como diversidade cultural, gênero, racismo e covid-19, sem perder de vista o caráter ético-político requerido por um olhar atento às dinâmicas sociais — que também se encontram em constante movimento.

Saiba mais:
Latinoamerica en movimiento: miradas psicosociales (LAeM)
A rede visa a promover um espaço de encontro, de reflexão e de construção de conhecimentos e saberes em torno das dinâmicas psicossociais na América Latina a partir de uma perspectiva ético-política. Em processo de conformação, a rede conta com a participação de pesquisadores do Brasil, da Argentina, da Colômbia, do México e da Venezuela.

Veja mais

No posts found.