1. Home
  2. |
  3. Fcc eventos
  4. |
  5. Seminário: Análise do discurso na Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. Inscreva-se

Seminário: Análise do discurso na Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. Inscreva-se

  Objetivos:

Construir compreensão inicial sobre a análise de discurso na pesquisa científica em ciências humanas e sociais, suas concepções e práticas, e estabelecer distinções entre análise de discurso e outras formas de análise.

BERNARDETE A. GATTI – Doutora em Psicologia pela Université de Paris VII – Université Denis Diderot, França. Pós-Doutorados na Université de Montréal, Canadá, e na Pennsylvania State University, Estados Unidos. Foi docente da Universidade São Paulo (USP); Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e do Programa de Pós-Graduação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Exerceu os cargos de Superintendente de Educação e Pesquisa e de Vice-Presidente da Fundação Carlos Chagas (FCC), onde atua, hoje, como Pesquisadora Consultora. Atuou como Consultora da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e de outros organismos nacionais e internacionais. Foi Coordenadora de Área (Educação) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e membro do Conselho Consultivo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Suas áreas de pesquisa são: Formação de Professores, Avaliação Educacional e Metodologias da Investigação Científica.

Origens das análises de discurso. Diferenciação entre análise de discurso e análise de conteúdo ou de narrativas. Discurso em si. Discurso como construção ou organização retórica. Discurso como prática social. Abordagens da análise de discurso. Práticas em análise de discurso.

Pesquisadores, estudantes de pós-graduação, educadores em geral e demais interessados na temática.

 

Data:

Hora:

das 09h às 12h

Endereço:

Fundação Carlos Chagas – Departamento de Pesquisas Educacionais – DPE

Rua Quitanduba, n° 363 – São Paulo – SP
CEP: 05516-030

 

Vagas limitadas.
Isento de taxa de inscrição.