Filmes e Culturas: Compreensões de Práticas Pedagógicas de Educação Infantil
Objetivos:
Apresentar resultados preliminares de uma pesquisa sobre compreensões da prática pedagógica em educação infantil a partir de grupos focais que discutem sobre filmes referentes ao cotidiano de duas instituições de educação infantil do Brasil e da Dinamarca.
Apresentar informações sobre a formação do pedagogo que atua em instituições de educação infantil na Dinamarca.
- ORGANIZAÇÃO
MARIA MALTA CAMPOS – Pesquisadora do Departamento de Pesquisas Educacionais (DPE) da Fundação Carlos Chagas (FCC) e Presidente da Ação Educativa.
- PALESTRANTES
JYTTE JUUL JENSEN – Mestre em Ciências em Ciências Políticas e História das Ideias pela Universidade de Aarhus, Dinamarca. Professora associada e pesquisadora sênior aposentada do Colégio Universitário VIA – VIA University College, Aarhus, Dinamarca. Participou de inúmeros trabalhos internacionais por 25 anos, sendo a especialista dinamarquesa do Childcare Network European Commission (1986-1996), e da revisão da Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico (OCDE) sobre Early Childhood Education and Care (ECEC). De 2008 a 2010, realizou pesquisa sobre: “Compreensões dos pedagogos dinamarqueses sobre a prática pedagógica de educação infantil dinamarquesa” a partir de filmes sobre práticas na Hungria, Inglaterra e Dinamarca..
LENIRA HADDAD – Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) e Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da USP e Pós-doutorado em Psicologia Social na Universidade de Aix-Marseille, França. Professora associada do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Pesquisadora associada do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade – Educação (CIERS-Ed/FCC). Especialista em educação infantil, com estudos e pesquisas sobre currículo/prática pedagógica, representações sociais, formação, políticas integradas de cuidado e educação infantil, pesquisa com crianças e cultura de pares.
9h – Café de boas-vindas
9h30 – Apresentação da pesquisa “Compreensões da prática pedagógica de educação infantil: observações de segunda ordem a partir de videogravação” – desenvolvida na UFAL, com financiamento do CNPq e FAPEAL e consultoria de Jytte Juul Jensen O método Sophos – Second Order Phenomenological Observation Scheme
Jytte Juul Jensen
10h – A realização da pesquisa no Brasil
Lenira Haddad
10h30 – Filme Um dia em uma instituição dinamarquesa de educação infantil de idades integradas
11h – Intervalo
11h30 – Debate sobre o filme com mediação de Jytte Juul Jensen e Lenira Haddad
14h30 – Resultados preliminares da pesquisa no Brasil
Lenira Haddad
15h – A formação do pedagogo na Dinamarca
Jytte Juul Jensen
16h – Intervalo
16h30 – Debate
Educadores em geral; gestores educacionais; pesquisadores e especialistas em educação e áreas correlatas; estudantes de graduação e de programas de pós-graduação.x’
Data:
Hora:
das 09h às 17h
Endereço:
Fundação Carlos Chagas - Auditório Prof. Dr. Angelo Barone Netto
Av. Prof. Francisco Morato, 1565 – 3º andar – Jd. Guedala, São Paulo – SP, CEP: 05513-900.
Vagas limitadas. Isento de taxa de inscrição.
Inscrições encerradas.