1. Home
  2. |
  3. Fcc eventos
  4. |
  5. PISA (Programme for International Student Assessment) e Talis (Teaching and Learning International Survey) – OCDE: Utilização dos Microdados

PISA (Programme for International Student Assessment) e Talis (Teaching and Learning International Survey) – OCDE: Utilização dos Microdados

  Objetivos:

Apresentar as metodologias utilizadas para produção de dados referentes aos bancos do Pisa e da Talis. Divulgar informações sobre os bancos de dados do Pisa e da Talis. Capacitar pesquisadores para utilização dos microdados do Pisa e da Talis de forma independente, em análises de temáticas de seu interesse.

DENISE REIS COSTA – Mestra em Estatística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); doutora em Estatística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); graduada em Estatística pela Universidade de Brasília (UnB), com especialização em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Atualmente é pesquisadora-tecnologista do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), atuando em pesquisas sobre análises de dados, estatísticas educacionais e modelos da Teoria da Resposta ao Item (TRI). Participou do Programa Thomas J. Alexander Fellowship, no escritório da Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico (OCDE), em Paris, tendo trabalhado na elaboração do relatório nacional dos resultados do Pisa 2015.

GABRIELA MIRANDA MORICONI – Mestra e doutora em Administração Pública e Governo pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV); graduada em Administração Pública pela EAESP-FGV. Atualmente é pesquisadora da Fundação Carlos Chagas (FCC), onde desenvolve pesquisas sobre políticas educacionais, em especial, sobre políticas docentes. Participou do Programa Thomas J. Alexander Fellowship, no escritório da Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico (OCDE), em Paris, tendo trabalhado em pesquisa baseada em dados da Talis 2013.

Apresentação dos microdados do Pisa 2015 e da Talis 2013. Discussão de aspectos relativos à sua produção, coleta, tratamento e análise por parte da OCDE. Especificidades quanto ao uso desses microdados por pesquisadores educacionais.

Profissionais com experiência na utilização de microdados de pesquisas ou avaliações em larga escala, com interesse na utilização dos microdados do Pisa e da Talis.

 

Data:

Hora:

das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 16h30

Endereço:

Fundação Carlos Chagas – Departamento de Pesquisas Educacionais – DPE

Rua Quitanduba, n° 363 – São Paulo – SP
CEP: 05516-030

 

Vagas limitadas. Isento de taxa de inscrição.
Inscrições encerradas.