Unesco e FCC lançam livro e realizam seminário sobre a formação docente no país. Participe!
Objetivos:
O livro é o terceiro de uma série que fornece amplo panorama sobre a docência: formação, trabalho e profissionalização. Foi produzido a partir do projeto “Cenários da formação do professor no Brasil e seus desafios”, apoiado pela Unesco e realizado pela FCC, no âmbito da Cátedra UNESCO sobre Profissionalização Docente.
As autoras atualizam a discussão em torno da formação de professores para a educação básica no país, particularmente para os últimos dez anos, comparando dados e ações políticas que despontaram no período. Propõem uma visita às informações referentes às licenciaturas, e às políticas que orientaram essas formações, apontando as transformações ocorridas e os seus impasses. Garimpam as mudanças que se revelam nesse cenário, investigando inovações emergentes em propostas de cursos de formação inicial e em serviço.
O estudo foi realizado pelas pesquisadoras da FCC: Bernardete A. Gatti, Elba Siqueira de Sá Barretto, Patrícia Albieri de Almeida; e da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo): Marli Eliza Dalmazo Afonso de André.
Acesse as publicações anteriores:
Maria Rebeca Otero Gomes
Coordenadora do Setor de Educação da UNESCO.
Lúcia Villas Bôas
Diretora-Vice-Presidente Operacional da FCC. Coordenadora da Cátedra UNESCO sobre Profissionalização Docente.
Bernardete A. Gatti
Presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Estadual de Educação de São Paulo e pesquisadora aposentada do DPE/FCC. Consultora da Cátedra UNESCO sobre Profissionalização Docente.
Elba Siqueira de Sá Barretto
Professora aposentada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e pesquisadora aposentada do DPE/FCC. Consultora da Cátedra UNESCO sobre Profissionalização Docente.
Marli Eliza Dalmazo Afonso de André
Professora Titular aposentada da Faculdade de Educação da USP (Universidade de São Paulo). Desde 2000 integra o corpo docente do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação, da PUC-SP, onde atualmente é vice-coordenadora do Mestrado Profissional em Educação: Formação de Formadores.
Patrícia Albiéri de Almeida
Pesquisadora da FCC, onde participa do Grupo de Pesquisa em Políticas e Práticas de Educação e Formação de Professores. Atua na área de Educação com ênfase em Formação de Professores e Didática. É professora do Mestrado Profissional em Educação da Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo).
Programação
9h – 9h30
Recepção e Coffee Break
9h30 – 10h
Abertura
- Maria Rebeca Otero Gomes
- Lúcia Villas Bôas
10h – 10h45
Apresentação: Bernardete A. Gatti
- Apresentação do livro. História e contemporaneidade: formação e trabalho de professores. A trajetória das políticas em formação de professores. Aspectos das formações para professores em alguns países na América Latina e no Brasil.
10h45 – 11h25
Apresentação: Elba Siqueira de Sá Barretto
- Formação de professores no contexto da expansão da escolaridade no Brasil no século XXI. Quem são os atuais estudantes de Licenciatura?
11h25 – 12h
Mesa: Marli André e Patrícia Albieri de Almeida
- Concepções e práticas na formação de professores para a educação básica. Experiências inovadoras na formação inicial e continuada de professores. Os formadores de professores.
12h – 12h30
Espaço para perguntas e comentários
12h30 – 12h40
Encerramento
Profissionais da área da educação (professoras e professores; diretoras e diretores; coordenadoras e coordenadores), pesquisadoras e pesquisadores e pessoas interessadas na temática de formação docente para a educação básica.
Data:
09/05/2019Hora:
Das 9h às 12h30
Endereço:
Auditório Prof. Dr. Ângelo Barone Netto
Av. Prof. Francisco Morato nº 1565 – Jd.Guedala
CEP: 05513-900 – São Paulo – SP – Brasil