1. Home
  2. |
  3. Fcc Notícias
  4. |
  5. Fundação Carlos Chagas completa 57 anos
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos

 

Fundação Carlos Chagas completa 57 anos

 

57 anos da Fundação Carlos Chagas

|21/12/21

A Fundação Carlos Chagas foi criada a partir do projeto do Centro de Seleção de Candidatos às Escolas Médicas e Biológicas (CESCEM) com o objetivo inicial de articular em uma mesma instituição a promoção de vestibulares, pesquisas educacionais e formação profissional, Desde então, muitos marcos foram conquistados pela instituição, que se tornou referência na aplicação de concursos, avaliação de sistemas e pesquisas educacionais e que neste ano completou 57 anos. 

Ainda na década de 1970, a Fundação já mostrava a excelência na aplicação de concursos em larga escala com as provas para o cargo de Escriturário da CEF, que avaliaram 120 mil candidatos em todas as regiões do país. Além disso, ela foi a primeira na América do Sul a usar equipamentos de leitura óptica em processos seletivos e concursos, pioneirismo que permaneceu nos anos seguintes, quando implantou o Sistema de Autenticação Digital nas Folhas de Respostas e de Diversificação de Gabaritos. 

Além da tradição em provas e concursos, a instituição conta também com o Departamento de Pesquisas Educacionais que desde 1971 se dedica a estudar os mais variados temas na área de educação. 

A equipe do DPE, com vasta experiência em pesquisa educacional, está distribuída em 5 linhas de investigação: Avaliação Educacional; Educação e Infância:Políticas e Práticas; Gênero, Raça/Etnia: Educação, Trabalho e Direitos Humanos; Políticas e Práticas da Educação Básica e Formação de Professores; e Representações Sociais, Subjetividade e Educação. Vale ressaltar que a Fundação Carlos Chagas também tem sido responsável pelo desenvolvimento de tecnologias e inovações de apoio aos processos seletivos. Exemplo disso é o Sistema Específico de Criptografia de Dados, uma tecnologia que permite a criptografia automática dos arquivos durante a diagramação das provas, o que garante a confiabilidade dos concursos. Como resultado, ao longo das últimas décadas a Fundação realizou mais de 1,5 mil projetos, atendeu 500 instituições e avaliou mais de 273 milhões de candidatos. 

Linha do tempo resgata história da instituição

Em seu site institucional, a Fundação Carlos Chagas disponibiliza uma linha do tempo com os principais acontecimentos dos últimos 57 anos. Destacamos algumas iniciativas que contribuíram para a construção da sua credibilidade e reconhecimento nacional. O Programa Alfa, por exemplo, criado em 1974, teve como objetivo aperfeiçoar a qualidade da educação nos anos iniciais do Ensino Fundamental, contribuindo para a alfabetização de quase 1 milhão e meio de crianças durante as décadas de 1970 e 1980. 

Criada em 1971 para dar suporte ao trabalho do Departamento de Pesquisas Educacionais, a Biblioteca Ana Maria Poppovic surgiu na mesma época em que o periódico Cadernos de Pesquisa, elaborado para divulgar a produção acadêmica relacionada com a educação e os projetos desenvolvidos pelo Departamento. Em 1981, a biblioteca foi selecionada para se tornar um Centro Associado à Rede Latino-americana de Informação e Documentação na Educação (REDUC). 

Mais recentemente, a criação do indexador EDUC@ ajudou a ampliar, por meio da metodologia SciELO, a visibilidade das pesquisas sobre educação veiculadas pelas várias publicações científicas da área. Ao mesmo tempo, há 11 anos o Prêmio Prof. Rubens Murillo Marques vem contribuindo para a valorização e divulgação de experiências educativas promovidas por docentes de licenciatura e formadores de professores do ensino básico. 

Por último, vale destacar também que, desde 2011, o Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividades – Educação (CIERS-ed) da Fundação Carlos Chagas sedia a Cátedra Franco-Brasileira Serge Moscovici e a Cátedra Unesco sobre profissionalização docente. Essa rede tem se consolidado como uma importante ferramenta na articulação de investigadores e grupos de pesquisa, reunindo instituições nacionais e internacionais em torno da temática da profissionalização e da formação de professores. 

Para conhecer mais sobre a Fundação Carlos Chagas, navegue pela linha do tempo completa:

Acesse: https://www.fcc.org.br/fcc/institucional