Conferência ministrada por pesquisadora da FCC debate representações sociais, subjetividade e educação
|18/04/24
Após o encontro, grupos de pesquisa solicitaram inserção no Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade – Educação, do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas
Por Jade Castilho
Os fenômenos sociais são atravessados por representações, compartilhadas por diferentes grupos e setores da sociedade que mostram e afetam a forma de ser e estar no mundo. Para debater essas representações na educação, Adelina de Oliveira Novaes, membra do Departamento de Pesquisas Educacionais (DPE) da Fundação Carlos Chagas, ministrou a conferência Representações sociais e constituição subjetiva de educadores: um panorama de estudos do contexto brasileiro no Programa de Pós-graduação em Educação, Conhecimento e Inclusão Social (PPGE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Em uma estada de três dias na universidade mineira, a pesquisadora participou de bancas, reuniões e apresentou, em sua fala, um panorama dos estudos no contexto brasileiro sobre representações sociais e educação.
“Recebi o convite com muita alegria, porque há muito eu queria conhecer mais sobre o importante trabalho do GERES [Grupo de Estudos e Pesquisas em Representações Sociais], que se dedica aos estudos da educação do campo em articulação com a teoria das representações sociais”, comenta a pesquisadora.
Com o intercâmbio de Adelina, dois grupos de pesquisa solicitaram a inserção no Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade – Educação (CIERS-ed) do DPE, criado em 2006 com o apoio da Fondation Maison des Sciences de l’Homme (França) e com iniciativa de Serge Moscovici, Denise Jodelet e Clarilza Prado de Sousa. Com mais de cem pesquisadores e 40 grupos de pesquisa ao redor do mundo, o Centro busca investigar as relações entre educação e as representações sociais com um perfil agregador e diverso.
O evento integrou os seminários Quarta na Pós, com organização do PPGE e do GERES.
Saiba mais
Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade – Educação (CIERS-ed)
O CIERS-ed realiza investigações científicas no âmbito da educação por meio do estudo da teoria das representações sociais em articulação com outros referenciais teóricos e metodológicos. As análises são voltadas aos processos educacionais e suas consequências sociais.