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Pesquisadora da Fundação Carlos Chagas fala sobre experiências de formação de professores durante evento em Portugal

 

Cartaz com os dizeres: 30º Colóquio AFIRSE. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Dispositivos formativos nas licenciaturas: análise de experiências brasileiras à luz da literatura francófona. A imagem tem fundo cinza. Uma faixa vermelha horizontal se estende pelo centro e abriga o título sobre dispositivos de formação. A logomarca da Fundação Carlos Chagas aparece centralizada na parte inferior.

|12/01/23

Apresentação é voltada para as relações entre licenciaturas brasileiras e propostas pedagógicas na literatura de língua francesa

Por Luanne Caires

Experiências de formação de professores desenvolvidas nos cursos de licenciatura do Brasil serão tema de apresentação feita pela pesquisadora Patrícia Albieri de Almeida, do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas (DPE), no 30º Colóquio da Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education (AFIRSE), realizado presencialmente no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Portugal), entre os dias 25 e 27 de janeiro de 2023. 

Com o trabalho Dispositivos formativos nas licenciaturas: análise de experiências brasileiras à luz da literatura francófona, Patrícia integrará o simpósio Formação Docente e Prática Pedagógica – Tempos, Tensões e Invenções, no dia 26 de janeiro, às 11 horas do horário local. 

A apresentação reúne os principais resultados de estudo realizado em parceria com Gisela Tartuce e Claudia Davis, ambas também pesquisadoras do DPE, e que foi desenvolvido com dois objetivos principais. O primeiro é analisar e divulgar propostas pedagógicas voltadas à formação inicial de professores em países de língua francesa, que são um grupo de referência para o Brasil na temática educacional. O segundo é verificar como aspectos presentes na literatura francófona se manifestam nas práticas brasileiras, tendo como base as experiências vencedoras do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques (PPRMM). 

O Prêmio é uma iniciativa da Fundação Carlos Chagas que, há mais de dez anos, valoriza e divulga experiências educativas, propostas e realizadas por docentes dos cursos de licenciatura na formação de professores para a educação básica.

A análise indica que algumas experiências conseguem aproximar os licenciandos e a escola não apenas durante as disciplinas de estágio, mas também em outros momentos do curso, o que favorece a união entre as teorias discutidas na universidade e os diferentes contextos escolares. 

As inscrições para o 30º Colóquio da AFIRSE estão abertas até 16 de janeiro para participantes que não apresentarão trabalho no evento. 

Saiba mais:
30º Colóquio da Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education (AFIRSE)
Quando: 25 a 27 de janeiro de 2023
Onde: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal
Mais informações: https://afirse.ie.ul.pt/