1. Home
  2. |
  3. Fcc Notícias
  4. |
  5. Edital de Pesquisa recebeu quase 500 inscrições. Resultados serão divulgados em 15/03/19
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos

 

Edital de Pesquisa recebeu quase 500 inscrições. Resultados serão divulgados em 15/03/19

 

|16/01/19

Foram encerradas no dia 19 de dezembro as inscrições do I Edital de Pesquisa – Anos Finais do Ensino Fundamental: adolescências, qualidade e equidade na escola.  A iniciativa do Itaú Social e da FCC (Fundação Carlos Chagas) apoiará pesquisas aplicadas que apontem recomendações para a superação dos desafios dos anos finais (6º ao 9º ano). A 1ª edição destinará R$ 3,68 milhões para o financiamento de até 14 projetos, com duração de até dois anos. Ao todo, foram submetidos 492 projetos de pesquisa de todas as regiões do País (confira abaixo alguns números da seleção).

O objetivo da iniciativa é fomentar, apoiar e disseminar investigações que estejam comprometidas com a construção de soluções para os desafios e obstáculos à melhoria da qualidade das políticas educacionais e ao funcionamento cotidiano das escolas, com foco na ampliação das oportunidades de aprendizagem de todos os estudantes e na mitigação e superação de desigualdades educacionais dos Anos Finais do Ensino Fundamental.

A seleção dos projetos será realizada em três etapas. Na primeira, serão analisados aspectos como a adequação das propostas às especificações e às condições estabelecidas no Edital, sendo critério de eliminação a não aderência à temática e documentação incompleta.

Em seguida, ocorrerá a avaliação de mérito pela Comissão de Avaliadores ad hoc: cada projeto inscrito será submetido anonimamente a dois pareceristas que dentre vários critérios, deverão considerar: a definição clara dos objetivos, da metodologia e dos resultados pretendidos ao longo da pesquisa; consistência teórico-metodológica; qualificação do pesquisador coordenador; composição da equipe de pesquisa, considerando a razoabilidade da proposta orçamentária e dos prazos propostos, além do potencial dos resultados do ponto de vista da melhoria da qualidade da aprendizagem e dos efeitos na comunidade escolar e na sociedade.

Por fim, será realizada a análise de mérito pelo Comitê Executivo, que fará a avaliação final e a seleção de até 14 projetos. Serão considerados os seguintes critérios de equidade: representatividade das cinco regiões do país; diversidade das modalidades de ensino (educação quilombola, educação indígena, educação especial, educação no campo/ribeirinha); representatividade de iniciativas que investiguem as desigualdades étnico-raciais e de gênero/diversidade sexual.

Não caberá recurso ou pedido de reconsideração dos projetos não selecionados e do resultado final. As propostas vencedoras serão anunciadas no site da FCC no dia 15 de março de 2019.