1. Home
  2. |
  3. Fcc Notícias
  4. |
  5. ‘Garotas STEM: Formando futuras cientistas’ amplia alcance regional em sua 2ª edição
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos

 

‘Garotas STEM: Formando futuras cientistas’ amplia alcance regional em sua 2ª edição

 

Garotas STEM. Conheça o perfil dos 30 projetos selecionados. Fundação Carlos Chagas. British Council Brasil.

|20/06/22

Parceria entre Fundação Carlos Chagas e British Council Brasil contempla 30 projetos de todas as regiões do país, com iniciativas vinculadas a universidades, escolas e organizações da sociedade civil

Por Déborah Araujo

As coordenações dos 30 projetos selecionados na 2ª Chamada Garotas STEM: Formando futuras cientistas já iniciaram as atividades planejadas para 2022 e participam da fase final de treinamento ministrado pelo STEM HUB Education — parceria entre o King’s College e o British Council com o objetivo de incentivar a educação transformadora em relação a desigualdades e estereótipos generificados e a difusão das ciências.

Apesar das dificuldades com a pandemia de covid-19, a segunda edição conseguiu ampliar o alcance regional dos projetos selecionados: dois terços são oriundos das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, promovendo um maior equilíbrio na distribuição dos recursos do edital pelo país.

 

A seleção também alcançou uma paridade de representação entre capitais de estado (15) e cidades médias e pequenas (15), aquelas com menos do que 500 mil e 50 mil habitantes, respectivamente. Entre os nove projetos selecionados na região Nordeste, por exemplo, cinco são desenvolvidos em cidades pequenas ou rurais. Já na região Sul, mais da metade dos projetos contemplados são de cidades pequenas ou médias.

Vale destacar que 21 projetos selecionados superam mais de dois anos de atividades e que 8 atuam há mais de cinco anos buscando despertar o interesse das meninas para a área de ciências naturais, exatas e tecnológicas. O foco de 23 iniciativas selecionadas está na realização de atividades de formação e prática científica em escolas, com o objetivo de ampliar os conhecimentos sobre ciências, tecnologia e  matemática nos Ensinos Fundamental e Médio. Em sua maioria, as atividades com as meninas envolvem  visitas a laboratórios, oficinas formativas e sensibilização e transferência de tecnologia.

 

O alcance dos projetos também chama a atenção. Em 12 iniciativas, mais de mil crianças e adolescentes já se beneficiaram da participação nas atividades desenvolvidas, e outros 11 projetos já atingiram entre 100 e 500 estudantes desde sua criação.

 

Saiba mais
Garotas STEM: Formando futuras cientistas
Iniciativa realizada pelo British Council Brasil (BC), em parceria com a Fundação Carlos Chagas (FCC), que busca apoiar profissionais de educação que tenham projetos realizados em/com escolas — de nível fundamental e médio — que incentivem e ampliem a participação de garotas nas áreas das ciências exatas e naturais, engenharias e computação.

* Déborah Araujo é bolsista de Pesquisa e Comunicação da 2a Chamada Garotas STEM