1. Home
  2. |
  3. Fcc Notícias
  4. |
  5. Page 2
Fotografia de telas de tablets sobre uma mesa. Sobre a imagem, há um fundo azul claro e o texto: Simpósio Internacional sobre Clima Escolar. 8 a 9 de abril. Confira mais informações.

No evento, pesquisador da Fundação Carlos Chagas abordará as relações entre clima escolar, questões emocionais e ensino remoto Por Jade Castilho No dia 9 de abril (terça-feira), das 10h às 11h20, o pesquisador Adriano Moro, do Departamento de Pesquisas Educacionais (DPE) da Fundação Carlos Chagas, participará do Simpósio Internacional sobre Clima Escolar, promovido pela Università

Composição de fundo branco com formas abstratas azuis em desfoque. Sobre o fundo, há o texto: Evento. 4º Congresso Nacional sobre Inclusão na Educação Superior e Educação Profissional Tecnológica. 02 a 05 de abril de 2024.

O congresso busca avaliar a realidade da acessibilidade e de práticas inclusivas na educação brasileira Por Jade Castilho Entre os dias 2 e 5 de abril de 2024, a pesquisadora Adriana Pagaime, do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas, participará do 4º Congresso Nacional sobre Inclusão na Educação Superior e Educação Profissional Tecnológica,

Cartaz com os dizeres: Na Mídia. Podcast discute clima escolar e uso de dados no planejamento de políticas públicas com participação de pesquisador da FCC. CRISP Entrevista. 12 de março de 2024. Fundação Carlos Chagas. A imagem tem fundo cinza escuro com texto em branco.

Por Jade Castilho O 40º episódio do podcast CRISP Entrevista, projeto do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), entrevistou Adriano Moro, pesquisador da Fundação Carlos Chagas, sobre a mensuração do clima escolar.  As anfitriãs, Ludmila Ribeiro e Valéria Oliveira, também abordaram durante o bate-papo o uso

Composição de fundo verde, azul e creme, com uma linda ondulada vermelha. Sobre o fundo, há o texto: Prêmio Capes de Tese 2023. Muito além da chuva: práticas educativas na prevenção de desastres. Patricia Matsuo - Melhor tese na área de Ensino. A logo da Fundação Carlos Chagas aparece em uma barra inferior branca.

Reconhecida pelo Prêmio Capes de Tese, a pesquisa analisou os projetos pedagógicos feitos nas escolas para a campanha #AprenderParaPrevenir Por Jade Castilho O ensino de questões ambientais nas escolas é essencial para a compreensão dos desastres climáticos. Foi com essa premissa que a pesquisadora Patrícia Mie Matsuo elaborou sua tese de doutorado intitulada Práticas escolares

3º CONESPE - Simpósio Experiências formativas nos estágios supervisionados e o aprendizado da docência: desafios e possibilidades

Com transmissão on-line, evento abordou experiências formativas no âmbito dos estágios supervisionados premiadas pela Fundação Carlos Chagas  Por Jade Castilho O 3º Congresso Nacional de Estágio Supervisionado e Práticas de Ensino (CONESPE) ocorre de 18 a 27 de março de 2024, em duas etapas: simpósio on-line e evento presencial. Organizado pelo Centro de Pesquisa Internacional

Composição de fundo azul e vinho, com formas abstratas. Sobre a imagem, há o texto “Lançamento de e-book. Educação, escola e pós-pandemia: discussões sobre convivência e aprendizagem”. O logo da Fundação Carlos Chagas aparece em uma barra branca na parte inferior da imagem.

E-book lançado tem distribuição gratuita e propõe o debate sobre o ambiente escolar com o retorno das atividades presenciais nas escolas Por Jade Castilho O e-book Educação, escola e pós-pandemia: discussões sobre convivência e aprendizagem com participação de Adriano Moro, do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas, está disponível gratuitamente no site da

Composição de fundo roxo com o texto: Textos FCC. Pesquisa promove construção e validação de instrumentos de medida para diagnóstico da convivência escolar. O logo da Fundação Carlos Chagas aparece em uma barra inferior branca.

Estudo da Fundação Carlos Chagas apresenta maneiras de compreender as relações interpessoais entre integrantes da comunidade escolar da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, passo fundamental para a proposição de uma convivência ética e democrática na escola

Cartaz com os dizeres: Na Mídia. Pesquisadoras da Fundação Carlos Chagas participam de encontro sobre indicadores de qualidade da educação infantil. Prefeitura de Leme. 14 de março de 2024. Fundação Carlos Chagas. A imagem tem fundo cinza-claro com texto em cinza-escuro e detalhes vermelhos.

Por Jade Castilho Em notícia do seu site oficial, a Prefeitura de Leme destacou encontros de grupos de discussão para a elaboração de Indicadores de Qualidade da Educação Infantil com participação de pesquisadoras da Fundação Carlos Chagas.  Marisa Vasconcelos Ferreira e Eliana Maria Bhering, membras do grupo de pesquisa Educação e Infância: Políticas e Práticas,

Composição de fundo verde e cinza-azulado, com o texto Prêmio Capes de Tese 2024. Acesse o site e se inscreva. Até 06 de maio. O logo da Fundação Carlos Chagas aparece em uma barra inferior na cor branca.

Fundação Carlos Chagas, parceira da iniciativa, oferece prêmios adicionais de até 25 mil reais nas categorias de Educação e Ensino 

Fotografia desfocada de um grupo de estudantes em pé, lado a lado, em uma sala escolar. Sobre a foto, está a frase: “Escola como espaço seguro. O investimento em convivência escolar para formação de uma sociedade mais pacífica”. O logo da Fundação Carlos Chagas aparece abaixo da imagem, em uma barra inferior branca.

O investimento em convivência na escola e o apoio da gestão escolar à participação cidadã são fundamentais para o ensino e a segurança