1. Home
  2. |
  3. Fcc Notícias
  4. |
  5. Pesquisa mostra impactos negativos do excesso no volume de trabalho dos professores no Brasil
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos

 

Pesquisa mostra impactos negativos do excesso no volume de trabalho dos professores no Brasil

 

Cartaz com os dizeres: Na Mídia. Pesquisa mostra impactos negativos do excesso no volume de trabalho dos professores no Brasil. Fundação Roberto Marinho. 06 de outubro de 2023. Fundação Carlos Chagas. A imagem tem fundo cinza escuro com texto em branco.

|06/10/23

Por Lara Mello

O relatório Volume de trabalho dos professores dos anos finais do ensino fundamental, realizado pela Fundação Carlos Chagas, Associação D3e (Dados para um Debate Democrático na Educação) e Itaú Social, foi destaque em matéria da Fundação Roberto Marinho sobre o excesso de trabalho docente.

O estudo mostra uma visão geral sobre as condições de trabalho dos professores brasileiros, analisando dados de 10 redes estaduais e municipais. Assim, foi possível observar um alto volume de trabalho em comparação a docentes de outros países, com redes que ultrapassam a média de 500 alunos por professor. 

Pesquisadora da Fundação Carlos Chagas e coordenadora da pesquisa, Gabriela Moriconi concedeu entrevista à Fundação Roberto Marinho sobre o tema. Segundo Gabriela: 

“Há uma recomendação do Conselho Nacional de Educação sobre a quantidade máxima de alunos por turma (30). Mas não há diretrizes sobre a quantidade máxima de alunos por professor e nem do número máximo de turmas que um docente deve lecionar”

A sobrecarga impacta negativamente diversos fatores, como a saúde dos docentes e o aprendizado dos estudantes. Além de levantar dados sobre o volume de trabalho dos professores, o relatório também apresenta recomendações para Secretarias de Educação. 

Confira a matéria completa na Fundação Roberto Marinho.