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Pesquisadora da Fundação Carlos Chagas debate educação e representações sociais em universidade inglesa

 

Cartaz com os dizeres Fundação Carlos Chagas. University of Portsmouth. Saiba como foi: Representações Sociais: Pesquisadora Adelina Novaes fala sobre o tema em visita internacional. A imagem tem fundo roxo, com letras em branco. Ao fundo, aparece a sombra de leves ondulações.

|14/09/22

Atividades integraram visita acadêmica com temática ligada ao Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade – Educação

A pesquisadora Adelina Novaes, integrante do grupo Representações Sociais, Subjetividade e Educação na Fundação Carlos Chagas, visitou a University of Portsmouth, na Inglaterra, para atividades ligadas às áreas de educação, pesquisa e psicologia social. A visita — financiada pelo fundo de apoio à pesquisa Research England Enhancing Research Culture — ocorreu em julho deste ano, a convite da pesquisadora Jacqueline Priego, psicóloga social que investiga as relações entre educação e saúde para o bem-estar de jovens em comunidades socialmente excluídas. 

As atividades desenvolvidas por Adelina durante sua estadia na University of Portsmouth incluíram uma palestra sobre a expansão do diálogo entre educação e psicologia social no Brasil e um workshop sobre o cenário institucional brasileiro de financiamento de pesquisas. Além disso, a pesquisadora da Fundação Carlos Chagas participou de atividades relacionadas ao novo livro da professora Ivana Marková (University of Stirling), referência na área de psicologia social, comunicação e linguagem. O lançamento da obra The Making of A Dialogical Mind: Social Representations and Communications (A Formação de Uma Mente Dialógica: Representações Sociais e Comunicações, em tradução livre) ocorrerá em breve. 

Os temas abordados na visita acadêmica fazem parte de investigações no âmbito do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade – Educação (CIERS-ed), sediado na Fundação Carlos Chagas. O CIERS-ed reúne pesquisadores de mais de 40 universidades em diversos países e é dedicado ao estudo da teoria e das metodologias em representações sociais e sua articulação com processos em educação, como a formação e a profissionalização de professores. 

Saiba mais
Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade – Educação (CIERS-ed)
Criado em 2006, congrega pesquisadores do Brasil e do exterior com o objetivo de fomentar pesquisas sobre processos educacionais a partir da teoria das representações sociais, de promover intercâmbios de pesquisa e de sistematizar dados sobre o tema.