1. Home
  2. |
  3. Fcc Notícias
  4. |
  5. Podcast sobre os anos finais do ensino fundamental apresenta pesquisas com apoio da Fundação Carlos Chagas
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos

 

Podcast sobre os anos finais do ensino fundamental apresenta pesquisas com apoio da Fundação Carlos Chagas

 

Cartaz com os dizeres Podcast Anos Finais: Pesquisa e Ação. Edital de Pesquisa Anos Finais do Ensino Fundamental: Adolescências, Qualidade e Equidade na Escola Pública. Fundação Carlos Chagas. Itaú Social. A imagem tem fundo branco, com texto em roxo e barras laterais preenchidas por pequenos quadrados coloridos.

|11/10/22

Com cinco episódios temáticos, série retrata iniciativas desenvolvidas em escolas públicas de diferentes regiões brasileiras

Os desafios do ensino fundamental e propostas que possam gerar mudanças na realidade desta etapa escolar são tema do podcast Anos Finais: Pesquisa e Ação, que divulga os resultados de estudos realizados no âmbito do edital Anos Finais do Ensino Fundamental: Adolescências, Qualidade e Equidade na Escola Pública, uma parceria entre o Itaú Social e a Fundação Carlos Chagas. 

A produção, coordenada pelo Itaú Social, é organizada em cinco episódios de 14 a 20 minutos de duração. A pesquisadora Sandra Unbehaum, coordenadora de Pesquisas Educacionais na Fundação Carlos Chagas (FCC), apresenta o terceiro episódio, sobre Educação Indígena. Além dela, Liliane Bordignon de Souza, cientista social que integra a equipe da FCC como bolsista de pesquisa, apresenta o episódio dois, sobre Leitura e Letramento. Outros temas tratados no podcast são desafios estruturais, ensino de Matemática e cidade e território. 

Desde 2019, o edital de pesquisa já apoiou 14 projetos. Algumas das experiências foram apresentadas recentemente no webinário Anos Finais do Ensino Fundamental: Desafios e Perspectivas. O evento contou com participação do Itaú Social, da Fundação Carlos Chagas, do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e da União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME). 

Saiba mais
Anos Finais do Ensino Fundamental: Adolescências, Qualidade e Equidade na Escola Pública
Edital de financiamento de pesquisas aplicadas à superação de desafios da educação básica do 6º ao 9º ano, com o objetivo de construir soluções para a melhoria do cotidiano das escolas e da qualidade das políticas educacionais.