1. Home
  2. |
  3. Fcc Notícias
  4. |
  5. Webinário aborda a importância da educação formal para a promoção da cidadania
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos

 

Webinário aborda a importância da educação formal para a promoção da cidadania

 

Webinar Educar para la ciudadanía y la paz social, desde el estudio de las representaciones sociales como formas de conocimiento e intervención. Dra. María Estela Ortega Rubí. Na imagem aparece as logomarcas do CIERS-ed e Fundação Carlos Chagas

|20/05/22

O evento foi organizado pelo centro internacional CIERS-ed com sede na Fundação Carlos Chagas.  

O CIERS-ed – Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade – Educação, com sede na Fundação Carlos Chagas, promoveu o webinário apresentado pela Dra. María Estela Ortega Rubí, docente da Universidad Autónoma de Nuevo León (UANL) e coordenadora da Red Nacional de Investigadores en Representaciones Sociales (RENIRS), no México. 

Durante o evento, María Estela abordou a relevância da educação formal para a promoção da cidadania e da paz social. Nele, a teoria das representações sociais foi considerada como ferramenta para a identificação e compreensão de significados sociais de crianças e jovens por meio da análise das dimensões que compõem as representações. 

Também foi considerado o  contexto em que os significados sociais têm sua origem. Nesse processo, as complexidades cognitivas foram sublinhadas. Durante a apresentação, também foi destacada a presença das ciências sociais no currículo escolar. Reflexões sobre de onde os conceitos sociais são ensinados, o que deveria significar aprender a conhecer, a saber fazer, a aprender a viver em conjunto e, sobretudo, a participar como cidadãos sob princípios de democracia e paz social também são abordados durante o webinário. A pesquisadora apresentou práticas para o exercício docente que podem oferecer alternativas que favoreçam a educação para a cidadania e para a paz.

CIERS-ed
O webinário faz parte das atividades do CIERS-ed – Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade – Educação, que reúne mais de 40 universidades ao redor do mundo.
Saiba mais em: https://www.fcc.org.br/fcc/educacao-pesquisa/ciers-ed