1. Home
  2. |
  3. Fcc Notícias
  4. |
  5. Empregos e o ativismo feminino nas TICs são temas de webinário da Fundação Carlos Chagas
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos
Avaliação | Processos Seletivos  
Pesquisa e Educação
Concursos

 

Empregos e o ativismo feminino nas TICs são temas de webinário da Fundação Carlos Chagas

 

Webinário Os gêneros nas TICs: os empregos e o ativismo feminino. 07/10, 10h. Pesquisas Educacionais em Foco. Logo da Fundação Carlos Chagas

|30/09/22

Evento marca a publicação de estudo sobre os temas e discute sobre o processo de inserção e permanência de mulheres em profissões de tradição masculina. 

Por Graciele Almeida de Oliveira

No dia 7 de outubro, a partir das 10 horas, acontece o evento on-line Os gêneros nas TICs: os empregos e o ativismo  feminino, transmitido pelo canal da Fundação Carlos Chagas no YouTube. O webinário, que faz parte da série Pesquisas Educacionais em Foco, será uma oportunidade de conhecer o estudo realizado na instituição sobre as relações de gênero nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e discutir sobre a importância de projetos voltados para promover a participação de meninas e adolescentes do ensino básico em carreiras na área. 

Maria Rosa Lombardi, pesquisadora no Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas (FCC), , apresentará parte dos resultados do estudo Relações de gênero nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC): mercado de trabalho e protagonismo feminino. A pesquisa desenvolvida por Maria Rosa, além de trazer evidências de que a computação e as tecnologias de informação e comunicação são áreas tradicionalmente marcadas pela participação masculina, enriquece a discussão sobre o tema ao apresentar a importância de grupos, coletivos e iniciativas em que mulheres procuraram se proteger, reagir e transformar essa clivagem de gênero. Logo após o evento, a Fundação Carlos Chagas publicará o estudo de forma integral e com acesso aberto na série Textos FCC

Durante o webinário, Danielle Couto, professora de Ciência da Computação da Universidade Federal do Pará (UFPA), apresentará ao público o Manas Digitais, do qual é fundadora. Além de promover a inclusão digital em escolas do estado, a Organização Não Governamental (ONG) busca incentivar mais mulheres em carreiras de Tecnologia da Informação na região amazônica. O Manas Digitais é um dos 30 projetos contemplados na 2ª Chamada Garotas STEM, uma parceria entre British Council Brasil e Fundação Carlos Chagas. 

O empoderamento de meninas e mulheres nas ciências é um dos focos do trabalho de Kalinka Castelo Branco, professora do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP), que também participará do webinário. Ela é fundadora e coordenadora geral do Grupo de Alunas nas Ciências Exatas (GRACE). 

O evento contará com a mediação de Graciele Oliveira, chefe no Núcleo de Comunicação da Fundação Carlos Chagas. 

Saiba mais
Pesquisas Educacionais em Foco
Webinário: Os gêneros nas TICs: os empregos e o ativismo feminino
Quando: 7 de outubro de 2022, às 10 horas
Acesso: Canal da Fundação Carlos Chagas no YouTube