Pesquisar em cor-relações com a união de mente, corpo, emoção e espírito foi a proposta de Paula Cristina Pereira Silva, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em sua pesquisa de doutorado, reconhecida com menção honrosa pelo Prêmio Capes de Tese 2023. A tese foi resultado de uma experiência
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Permitir o celular na sala de aula ou proibir seu uso? Atenta à temática da utilização de tecnologias digitais no contexto educacional, uma realidade debatida por educadores, estudantes, pesquisadores e membros da gestão escolar, Keila Mendes dos Santos, uma das vencedoras da 13ª edição do Prêmio Professor Murillo Marques, propôs um projeto voltado para a
O artigo traz a relação entre arte e educação democrática no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia – os chamados IFs –, a partir da visão do autor, um professor de Artes Visuais do Instituto Federal Catarinense que pesquisou os Anais do Encontro Nacional de Professores de
A representação de educadoras em textos da obra de Mário de Andrade foi tema da tese vencedora da categoria Educação no Prêmio Capes de Tese 2023. O pesquisador Marco Antonio de Santana, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), escolheu o romance Amar verbo intransitivo e o conto Atrás da
A descentralização e a descoordenação que marcam a educação brasileira trazem enormes desafios para a superação de sua trajetória desigual e excludente. A coordenação nacional, por meio de normatização nacional e redistribuição de recursos, foi fundamental para ampliar o acesso e melhorar a aprendizagem, mas avanços podem ser feitos no nível estadual. O artigo Os
O Espaço Formativo Compartilhado (EFC) trata da interação entre sujeitos que dele participam, envolvendo ações orientadas por objetivos intencionais e conscientes realizadas em uma unidade dinâmica. Tem como objetivo contribuir com a atividade de ensino por meio da atividade de aprendizagem docente, apreendendo como objeto a organização do ensino. Nessa perspectiva, a pesquisadora constituiu um
Há diversas formas de retratar a estrutura e o funcionamento de uma rede de ensino e a mais utilizada é o painel de indicadores online, tal como feito por instituições governamentais, como o INEP, ou por organizações privadas, como o QEdu, para citar os mais conhecidos. Nesses painéis, seleciona-se um conjunto de indicadores e de
A busca pela qualidade de ensino depende de sistemas de avaliação que permitam gerar indicadores capazes de subsidiar ações coerentes com o projeto pedagógico de cada curso. A avaliação docente é parte fundamental desses indicadores, desde a atuação individual de cada professor até aspectos institucionais, como o espaço dedicado àquele componente no currículo. Com o
O uso de metodologias ativas nos cursos de medicina levou a uma busca por avaliações cognitivas que encorajassem o estudo contínuo e desestimulassem o estudo de última hora. Nesse contexto, na década de 1970, surgiu na Europa e na América do Norte o Teste de Progresso (TP). Atualmente, em vários países do mundo, uma ou
A avaliação educacional e suas aplicações no cenário do ensino superior, quando são executadas sem as devidas reflexões e conhecimentos da área de avaliação, podem gerar danos ao processo de ensino-aprendizagem e até causar evasão discente. No artigo A avaliação da aprendizagem na formação docente: revelando horizontes, a professora e pesquisadora Antônia Edivaneide de Sousa