1. Home
  2. |
  3. Educação e Pesquisa | Pesquisas
  4. |
  5. Capacitação de educadores do Colégio Köelle sobre teorias, ­metodologias e práticas de avaliação educacional

Capacitação de educadores do Colégio Köelle sobre teorias, ­metodologias e práticas de avaliação educacional

Coordenação: Nelson Gimenes

Equipe: Nelson Gimenes, Gláucia Torres Franco Novaes, Marialva Rossi Tavares, Bernardete Gatti, Maria Rita Aprile.

Financiamento: Colégio Köelle e FCC

Vigência: janeiro a junho de 2017  

Descrição: Projeto que teve por objetivo elaborar e executar curso destinado à capacitação de professores do ensino fundamental II e do ensino médio, coordenadores de cursos e de áreas de estudo do Colégio Köelle, situado em Rio Claro, no estado de São Paulo, em relação a referenciais teóricos, metodologias e práticas de avaliação educacional. A proposta do curso seguiu o modelo de “programação fechada” ou in company, cujo conteúdo teve como diferencial o atendimento exclusivo às necessidades e expectativas de uma determinada instituição. O curso, realizado no período de janeiro a março de 2017, contou com 50 participantes e teve duração de 40h/aula. Foram realizados seis encontros presenciais no período, totalizando 36h/aula, e mais 4h destinadas à leitura de textos indicados e realização de atividades solicitadas por meio da plataforma Moodle, com devolutivas pelos docentes envolvidos. Além das 40h/aula, foi realizada aula inaugural proferida pela Profa. Dra. Bernardete Angelina Gatti sobre: “Questões da avaliação na educação básica”. Os encontros presenciais abrangeram os seguintes conteúdos: 1) Importância da avaliação da aprendizagem. Domínio de conhecimentos específicos para a escolha de procedimentos avaliativos e de sua posterior elaboração. Importância do processo de tomada de decisão na avaliação. Distinção entre medida e avaliação; 2) Organização da avaliação: planejamento, tempo, recursos, análise e interpretação e feedback. Elaboração de matriz de referência. Critérios de avaliação; 3) Vantagens e desvantagens de diferentes atividades e modalidades avaliativas; 4) Aspectos que podem “qualificar” um item objetivo de avaliação. Procedimentos referentes a: O que devo saber e o que devo fazer?; 5) Aspectos que podem “qualificar” um item subjetivo de avaliação. Procedimentos referentes a: O que devo saber e o que devo fazer?; e 6) Análise da qualidade dos itens. Análise dos resultados dos itens. Possibilidades de interpretação.