1. Home
  2. |
  3. Educação e Pesquisa | Pesquisas
  4. |
  5. Participação no Acordo de cooperação científica Capes/Cofecub, Projeto n. 885/2017 (Gepedisc/FE-Unicamp)

Participação no Acordo de cooperação científica Capes/Cofecub, Projeto n. 885/2017 (Gepedisc/FE/Unicamp)

Pesquisadores DPE/FCC:Maria Rosa Lombardi – integrante do Acordo

Coordenação:Aparecida Nery de Souza (FE/Unicamp), Régine Bercot (GTM/CRESSPA-CNRS, França)

Colaboradores/Brasil: Aparecida Nery de Souza, Carmem Lúcia Rodrigues Arruda, José Roberto Montes Heloani, Selma Borghi, Evaldo Piolli, Vicente Rodriguez, Liliana Segnini, Alexandro Henrique Paixão, Carolina Roig Catini, Luciano Pereira, Marcia de Paula Leite (FE/Unicamp), Angela Maria Carneiro Araújo, Bárbara Geraldo de Castro, Ricardo Antunes (IFCH/Unicamp), Dari Krein, Hugo Rodrigues Dias (IE/Unicamp), Fábio Luís Barbosa dos Santos (Unifesp)

Colaboradores/França: Régine Bercot, Cedric Lomba, Danièle Linhart, Gaetan Floco, Guillaume Tiffon, Helena Hirata, Lucie Tanguy, Sabine Fortino, Albena Tcholakova, Aurélie Jantet, Bernard Valentini

Financiamento: Capes/Cofecub

Vigência: 2017-2020

Descrição: Três eixos de pesquisa expressam os resultados alcançados e referenciais teóricos acumulados na produção intelectual das duas equipes ao longo de quase duas décadas. Eles serão objetos de comparação, separados por razões metodológicas, mas efetivamente imbricados. Os referidos eixos questionam o papel do Estado e das políticas na estruturação do mercado, organização e relações do trabalho; os movimentos sociais observados, inclusive sindicais; e a constituição da cidadania no presente. As diferenças e hierarquias na perspectiva analítica das relações sociais de classe e de gênero serão consideradas categorias estruturantes nas análises a serem realizadas. A pesquisadora da FCC é integrante do Acordo e acompanha as atividades das equipes brasileira e francesa. Junto à equipe brasileira, tem participado de reuniões periódicas para discussão de textos teóricos da área temática, bem como da discussão de projetos de doutorandos candidatos a estágios na França. O Acordo realizou, em  2019, o III Seminário Trabalho no Brasil e na França – Sentido das Mudanças e Mudanças de Sentido, realizado em 13 e 14 de novembro, no Instituto de Economia da Unicamp. A pesquisadora da FCC foi coordenadora e debatedora da mesa “As zonas cinzentas das relações de trabalho e de emprego – nova divisão sexual do trabalho,  que teve a participação de Helena Hirata e Ângela Araújo. O Acordo tem mais um ano de vigência. Para seu encerramento, as equipes estão organizando dois seminários, um na França em agosto/2020 e outro no Brasil, em novembro/2020. Ainda em 2020, a pesquisadora da FCC coparticipará (com a coordenadora brasileira do Acordo, a Profa. Aparecida Neri de Souza) da organização de dossiê com artigos apresentados nos seminário de 2019. O dossiê  deverá ser publicado em periódico nacional da área temática, a ser decidido oportunamente.