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Evasão escolar e Juventude: as realidades de Ilhéus (BA) e Guarulhos (SP)

Pesquisadores DPE/FCC: Amélia Artes (coord.) e Sandra Unbehaum

Pesquisadores colaboradores: Profa. Raquel de Oliveira (UESC)

Bolsista: Vanessa Filgs

Financiamento: Fundação Carlos Chagas

Vigência: 2018-2020

Descrição: Após o seminário “Raça Negra e Educação 30 anos depois: e agora, do que mais precisamos falar?”,  realizado em 2017, surgiu a proposta de manter uma pauta de pesquisa que envolvesse a temática Juventude e Evasão Escolar. O locus da pesquisa são as escolas municipais de Ilhéus-BA com atuação junto aos docentes da EJA para capacitá-los a produzir e analisar dados quantitativos de caracterização de suas escolas e reflexões sobre a realidade de jovens e adultos negros que frequentam a EJA; e, em parceria com a Unifesp (Neab Guarulhos), desenvolver com graduandos e pós-graduandos um estudo sobre a evasão escolar de jovens negros nas escolas do bairro no entorno da Universidade (bairro dos Pimentas). Em Ilhéus, foi construído um estudo sobre o perfil educacional na cidade e em especial nas escolas que ofertam turmas de EJA e uma primeira oficina de trabalho realizada com professores/as que atuam nessas turmas. O principal objetivo das oficinas foi apresentar e habilitar os docentes para o manuseio de dados quantitativos disponibilizados em redes públicas (IBGE, Inep) e iniciar a reflexão sobre a ausência de dados específicos para a EJA. O acompanhamento do trabalho é realizado por uma plataforma Moodle em que é possível a interação com o grupo de docentes/pesquisadores para proposição de atividades e discussões que caracterizam a especificidade da população da EJA. Em Guarulhos, as atividades concentraram-se no levantamento de informações educacionais sobre a cidade, em especial informações sobre as taxas de distorção idade-série e evasão escolar, e reuniões com a Direção Acadêmica e grupos de pesquisa (existentes na Universidade) e que atuam em temas contíguos para o desenho de parcerias.

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